Televisão Carcereiros reforça time de séries que estreiam no streaming antes da TV Seriado é inspirado em obra do médico Drauzio Varella

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/06/2017 19:57 Atualizado em: 08/06/2017 19:15

Com 12 episódios, série Carcereiros está disponível no Globo Play, mas só chegará à televisão em 2018. Foto: Globo/Divulgação
Com 12 episódios, série Carcereiros está disponível no Globo Play, mas só chegará à televisão em 2018. Foto: Globo/Divulgação

Difícil escolher o que assistir diante de tantas opções em serviços de streaming. Mas ainda é tímida a produção exclusiva de conteúdos brasileiros em plataformas digitais. Aos poucos, a Netflix começa a preencher a lacuna, com séries, filmes e documentários. Entre eles, a segunda temporada da sci-fi 3%, de Pedro Aguilera, da cômica Samantha, da produtora Los Bragas, e da série sobre a Operação Lava Jato, dirigida por José Padilha, além do documentário Laerte-se (já disponível) e do longa O matador (sem previsão de estreia). Não há como tratar o território online como secundário, sobretudo com a consolidação do binge-watching (hábito de assistir a uma série em formato de maratona).

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

Canais da TV aberta e por assinatura começam a pensar em conteúdos exclusivos para exibição online. A Globo saiu na frente ao investir em um serviço de streaming próprio. Com assinatura de R$ 14,20 mensal, o Globo Play deixou de ser mero catálogo reprodutor das atrações exibidas na grade de programação para comportar séries inéditas. A cômica Brasil a bordo, estrelada por Miguel Falabella, está disponível desde maio para assinantes. Já o seriado Carcereiros, inspirado na obra homônima de Drauzio Varella, estará disponível a partir desta quinta-feira (12) no catálogo. Com 12 episódios, a obra acompanha os dilemas na rotina de um agente penitenciário.

O diferencial é que nenhuma das duas tem previsão de estreia na TV aberta. Com direção de José Eduardo Belmonte, Carcereiros só chegará à grade de programação da Globo em 2018. O mesmo formato deve ser adotado para Filhos da pátria e Zózimo, ainda sem previsão de lançamento, e Sob pressão, agendada para julho.

"Acho que é uma tentativa de você disponibilizar a obra e entrar nesse mercado que é novo na emissora. É uma questão de acostumar o público a isso", analisa Rodrigo Lombardi, protagonista de Carcereiros, ao Viver. O ator poderá ser visto em duas plataformas distintas. Além do seriado, ele também está no ar na novela A força do querer, de Gloria Perez.



O ator enxerga de forma positiva o investimento da emissora no streaming. "Quem sabe, em futuro próximo, isso dando certo, a gente não consiga produzir conteúdos exclusivos para esse tipo de veículo. E eu também não acredito que quando o produto for para a TV, ele vá perder público porque já foi lançado agora", compara. Desde a criação do Globo Play, a emissora sinaliza mudança de comportamento no lançamentos das produções, que não condiz com a lógica da audiência. O ineditismo da televisão convencional se restringe a novelas, já que são obras abertas e mais longas, com interferência constante a partir da avaliação do público.

A plataforma online da emissora já havia adotado experiências no streaming. Séries como Nada será como antes (2016) e Supermax (2016) foram antecipadas no Globo Play, com exceção do último capítulo. Justiça, escrita por Manuela Dias, teve os capítulos disponibilizados na plataforma digital diariamente, antes da exibição na televisão. Com Brasil a bordo e Carcereiros, o mergulho no streaming é ainda maior.

No streaming

Crackle
O serviço sob demanda da Sony (TV por assinatura) estreou recentemente, com exclusividade, a série Snatch, versão para televisão do filme homônimo de Guy Ritchie (2000). A primeira temporada possui dez episódios.

Completas
O GNT estreou na segunda-feira a série Edifício Paraíso, mas os 15 episódios já estavam disponíveis na plataforma digital do canal desde maio. Além do conteúdo original, a série Versailles, do Canal+, também está disponível.

Antecipados
A segunda temporada de Vai, Fernandinha, de Fernanda Souza, só estreia na segunda-feira no Multishow, mas os cinco primeiros episódios foram disponibilizados na plataforma digital, assim como Os suburbanos.

Maratona no SBT
Ainda sem serviço de streaming, o SBT experimenta o modelo de maratona na grade. Os quatro primeiros episódios de Arqueiro (Arrow) foram exibidos no sábado em sequência. Resultado: aumento de 19% audiência.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL