Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Documentário sobre João Silva, um dos principais parceiros de Gonzagão, chega aos cinemas Danado de Bom foi vencedor em quatro categorias do Cine PE 2016

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/06/2017 14:19 Atualizado em: 22/06/2017 15:49

João Silva é o autor de sucessos como Pagode russo, Nem se despediu de mim e Danado de bom. Foto:Inquietude e Mariola Filmes/Divulgação
João Silva é o autor de sucessos como Pagode russo, Nem se despediu de mim e Danado de bom. Foto:Inquietude e Mariola Filmes/Divulgação

Vencedor do Cine PE 2016 em quatro categorias, o documentário pernambucano Danado de bom chega aos cinemas a partir desta quinta-feira (22). Ganhador dos prêmios de Melhor Filme, Fotografia, Montagem e Edição de Som, o longa conta com a participação de músicos como Domiguinhos, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Alcione em uma viagem com o compositor João Silva, em retorno à sua terra natal, Arcoverde, no Sertão pernambucano.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se


Durante a jornada, João Silva relembra sua infância de menino andarilho e semianalfabeto até se tornar compositor de sucessos nacionais como Pagode russo, Nem se despediu de mim e Danado de bom, passando a ser um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. Falecido em 2013, Mestre João compôs mais de 3 mil músicas e recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco no ano do centenário do Rei do Baião, 2012.

Em Pernambuco, a obra tem pré-estreias marcadas para os dias 22 a 25 de junho, no recém-reformado Cine Rio Branco, em Arcoverde; 22 de junho no Sesc Caruaru e 4 de julho no Sesc Petrolina. Em São Paulo, o longa terá duas pré-estreias no dias 24 e 25 de junho, no Centro de Tradições Nordestinas, no Espaço Cabra Mix. A partir de 29 de junho, Danado de bom ganha o Brasil e passa a ser exibido em diversas salas de cinema das capitais Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, São Luiz, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.

Danado de bom também será lançado em circuito não comercial em outras cidades, em parceria com cineclubes, universidades, escolas, centros culturais e outros espaços. O documentário está disponível para qualquer pessoa ou instituição que queira organizar uma exibição coletiva em seu espaço durante o período de lançamento, ou em outras datas, por meio da plataforma de distribuição alternativa Taturana Mobilização Social, bastando o exibidor proponente se cadastrar e agendar a sessão.

O Mestre João

Nascido em 16 de agosto de 1935 em Arcoverde, Pernambuco, aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Compôs mais de 3 mil músicas e se tornou um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga a partir dos anos 1960. Também trabalhou com João do Vale, Dominguinhos, Onildo Almeida, Rosil Cavalcante, Severino Ramos, Bastinho Calixto, Pedro Maranguape, Zé Mocó, Pedro Cruz, Sebastião Rodrigues e outros.

Entre seus principais sucessos estão A mulher do sanfoneiro, Danado de bom, Pagode russo, Nem se despediu de mim, Meu Araripe, Uma pra mim outra pra tu e Pra não morrer de tristeza, que já teve cerca de 40 gravações. Como produtor, produziu discos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro entre outros. Atuou também como arranjador. Foi homenageado no São João de Arcoverde e do Recife, recebendo ainda o título de cidadão recifense.

Assista ao trailer de Danado de bom:




SERVIÇO
Pré-estreias de Danado de bom em Pernambuco
(Brasil, documentário, 74min, 2016, Mariola e Inquietude)

Arcoverde
Quando:
de quinta-feira (22) a domingo (25)
Onde: Cine Rio Branco (Av. Cel. Antônio Japiassú, 267, Centro, Arcoverde)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Caruaru
Quando:
quinta-feira (22)
Onde: Sesc Caruaru (Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis, Caruaru)
Entrada franca

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL