Fama Destaque nos cinemas e TV, Larissa Manoela enfrenta assédio e agressões verbais na internet Atriz adolescente protagoniza filme Meus 15 anos, em cartaz a partir desta quinta-feira (22)

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 22/06/2017 16:18 Atualizado em: 22/06/2017 15:29

Extremamente popular nas redes sociais, Larissa Manoela tem mais de dez mil seguidores no Instagram. Foto: Downtown Filmes/Divulgação
Extremamente popular nas redes sociais, Larissa Manoela tem mais de dez mil seguidores no Instagram. Foto: Downtown Filmes/Divulgação

Festas de debutantes têm o simbolismo da transição para aquilo que muitos consideram o início da maturidade na vida de uma criança. Exemplo da maior cobrança social a qual pessoas do sexo feminino são habitualmente submetidas, a arbitrariedade do rito de passagem que dá mote ao filme Meus 15 anos tem consonância com a vida pessoal da protagonista, Larissa Manoela. Sucesso em novelas infantis e em cartaz nos cinemas a partir de hoje, a atriz encontra-se em um nível de exposição igualmente complexo e delicado.

Confira o horário dos filmes em cartaz no Divirta-se


No filme, já há algum tempo em sessões de pré-estreia por várias salas de cinema, Larissa Manoela interpreta Bia, menina 14 de anos com dificuldades de autoaceitação por conta da baixa popularidade na escola. Quando a garota ganha como prêmio de concurso uma badalada festa de debutante com todas as despesas pagas, ela passa a receber inesperada atenção de muita gente, inclusive daqueles que a ignoravam antes.

Se um baile de 15 anos trata da apresentação social da garota em vias de tornar-se mulher, as redes sociais de Larissa Manoela são como a pista de dança em uma surreal valsa de debutante. Com mais de dez milhões de seguidores no Instagram e 2,1 milhões de curtidas na fanpage do Facebook, a atriz tem visibilidade gigantesca e alto engajamento dos fãs já há alguns anos. Cada postagem rende milhares de comentários e, frequentemente, os conteúdos vão além de expressões de admiração esperadas entre público e artista, sobretudo quando a figura em questão é uma garota de 16 anos.

Enquanto a parcela de admiradores infantis se limita a fazer elogios ou tentar interagir com a atriz, alguns dos comentários mostram expressões de ódio e sexualização, muitas vezes com origens em perfis pessoais de adultos. Objetificação feminina é um problema em qualquer idade e ganha contorno mais grave no caso de uma adolescente.

É pedofilia. A sexualização de figuras públicas infantis é, infelizmente, algo comum no mundo do entretenimento. No ano passado, a participante do MasterChef júnior Valentina Schulz, então com 13 anos, foi alvo de assédio de pedófilos no ambiente virtual. Situação encarada algumas vezes também pela apresentadora Maisa, 15, que já recebeu, pela internet, sugestões até para posar nua.

Recentemente, Maisa protagonizou, ainda, episódio de comportamento machista da parte de Silvio Santos, que sugeriu à criança, em programa ao vivo, que deveria namorar com outro apresentador da casa, Dudu Camargo, de 19 anos. "É um ultraje, é constrangedor você me submeter a uma situação dessa", rebateu a garota, que sempre faz questão de lembrar a todos que ainda é uma criança.

Acompanhe o Viver no Facebook:

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL