Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Danilo Gentili vai fazer filme com cineasta pernambucano Josias Teófilo sobre humor "Queremos estudar esse fenômeno em todo mundo, sobre como o politicamente correto tem limitado o humor", explica Josias

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/06/2017 11:30 Atualizado em: 02/06/2017 12:38

Humorista apresenta o The Noite, no SBT, e cineasta é diretor do filme O Jardim das Aflições. Fotos: Twitter e YouTube/Reprodução
Humorista apresenta o The Noite, no SBT, e cineasta é diretor do filme O Jardim das Aflições. Fotos: Twitter e YouTube/Reprodução

O pernambucano Josias Teófilo está trabalhando com Danilo Gentili na produção de um documentário intitulado Os limites do humor. O filme será composto por entrevistas com comediantes brasileiros e internacionais sobre a abordagem desses artistas a temas delicados. "Queremos estudar esse fenômeno em diversos países, sobre como o politicamente correto tem limitado o humor", explica o cineasta, que teve o trabalho mais recente, O jardim das aflições, como alvo de protestos.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se
A produção do longa metragem será feita através de financiamento coletivo em alguma plataforma digital. "Não vamos usar nem um centavo do dinheiro do governo", esclarece Josias. "Ainda estamos no processo inicial, conversando com as pessoas que queremos entrevistar, então não há nomes confirmados", completa. O projeto começou a ganhar forma no final do ano passado, quando Gentili procurou Teófilo com a proposta.

O humorista, que comanda o The noite no SBT, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) a pagar R$ 200 mil de indenização a uma pernambucana. Michele Rafael Maximino, 34 anos, ficou conhecida por doar mais de 400 litros de leite materno para o banco de leite do estado. Danilo e Marcelo Mansfield, à época na Band, a chamaram de "vaca" e fizeram comparações com o ator pornô Kid Bengala. As humilhações fizeram com que a mulher tivesse que de mudar da cidade de Quipapá, na Zona da Mata Norte, para o Recife, por ter virado "chacota", o que prejudicou as doações.

Ele também perdeu, nesta semana, um processo movido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, criador do site Catraca livre, por ofensas publicadas no Facebook depois da divulgação de uma notícia na qual Gentili havia sido acusado de racista por comparar a assistente de palco Juliana a um ovo de páscoa. "Justiça acaba de determinar que Danilo Gentili tire do ar as ofensas que lançou contra mim, sob pena de pagar R$ 1 mil por dia. Essa é apenas a primeira fase do meu processo por danos morais para que ele aprenda a distinguir entre crítica e ofensa", escreveu Gilberto após a sentença.

POLÊMICA
O filme O jardim das aflições, que conta com a direção de Josias Teófilo, sobre o pensador de direita Olavo de Carvalho, foi um dos motivos que levou um grupo de cineastas a retirar seus filmes da programação do Cine PE como forma de protesto. Eles divulgaram uma carta anunciando o boicote ao festival e afirmando que o evento "favorece um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuaram e financiaram o golpe ao estado democrático de direito ocorrido no Brasil em 2016. Para nós, isso deixa claro o posicionamento desta edição, ao qual não queremos estar atrelados".

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL