Literatura Caixa Cultural Recife oferece programação gratuita dedicada à literatura Caixa Cultural Recife oferece programação gratuita dedicada à literatura

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/06/2017 20:00 Atualizado em: 15/06/2017 18:27

 (Clara Averbuck, Clarice Freire e Sidney Rocha são alguns dos destaques da mostra. Fotos: Caixa Cultural/Divulgação)

De 4 a 14 de julho, a Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife) realiza o Ciclo de Literatura Afetiva, Expandida, Contemporânea: De Clarice ao Pontocom, evento que contará com a presença de escritores como Clara Averbuck, Clarice Freire e Sidney Rocha em oficinas e palestras. A programação também abre espaço para o diálogo entre a produção literária e outras artes, como a música e pintura. As atividades são gratuitas, exceto o show de abertura, no dia 4, às 20h, com o músico Luiz Tatit. Os ingressos para a apresentação custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

A primeira roda de diálogo, no dia 6 de julho, das 19h às 21h, terá como convidadas Clara Averbuck (SP) e Clarice Freire (PE), com mediação de Fábio Andrade (PE). As duas autoras, que alcançaram popularidade pela internet, irão conversar sobre narrativas em suportes digitais. No dia 11, o cineasta Cao Guimarães (MG) conversa com Érico Andrade (PE) sobre inserção da literatura no audiovisual. Já no dia 13, Izabel Gurgel (CE) e Taciana Oliveira (PE) se propõem ao exercício de imaginar como seriam as publicações de Clarice Lispector se a autora vivesse hoje. A mediação é de Sidney Rocha (CE/PE).

O evento terá também  quatro oficinas, cada uma com diferentes períodos de inscrição. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail gentearteirape@gmail.com, informando nome, idade e contato, no prazo previsto. Confira os detalhes:

OFICINA 1| Palavra, pausa, prece: de 5 a 7 de julho, das 17h às 21h
Julia Panadés (MG) – professora, artista plástica e escritora

Ateliê de desenho e escrita para a criação de livros artesanais, no qual se trabalha a relação texto e imagem em conjunto, envolvendo a combinação de elementos gráficos, plásticos e literários, além de modos de usar o espaço da página e possibilidades de encadernação. As obras de referência são escritos de Clarice Lispector e Wally Salomão, e as imagens de Louise Bourgeois e Paulo Bruscky.
Faixa etária: a partir de 16 anos
Inscrições: 19 a 26 de junho

OFICINA 2| Pingo d’água : 4, 11, e 12 de julho, das 9h às 11h
OFICINA 3| Brinco que sou : 4, 11 e 12 de julho, das 14h30 às 16h30
Carminha Bandeira (PE) – pedagoga, professora

Com um total de 80 vagas, as duas oficinas partem de poemas curtos, de autoria da própria Carminha e de outros autores, explorando jogos e brincadeiras com palavras; instigando as crianças a imaginar, representar com desenho, fazer seus próprios poemas, cantar, dizer poema, continuar brincando com a palavra.
Faixa etária: crianças entre 9 e 12 anos
Dia 4/07 – Oficinas destinadas alunos de escolas previamente selecionadas.
Dias 11 e 12 – Oficinas abertas ao público, sendo quatro turmas, com 20 vagas cada.
Inscrições: de 26 a 30 de junho

OFICINA 4 | Felicidade Clandestina - Ler Clarice feito Criança:
 13 e 14 de julho, das 14h às 18h
Izabel Gurgel (CE) – jornalista e gestora cultural

"[O Recife] está todo vivo em mim", disse Clarice em entrevista. Vamos ler juntos textos nos quais ela visita sua infância na cidade. Clarice escritora nos apresenta Clarice leitora. E nos conduz à leitura dos livros que escreveu para crianças. O minicurso inicia uma série de atividades que a leitora Izabel Gurgel vem realizando com jovens e adultos. Ações baseadas na potência dos livros infantis como leitura para gente grande. São 20 vagas.

Faixa etária: a partir de 16 anos
Inscrições: 3 a 7 de julho

Acompanhe o Viver no Facebook




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL