Diario de Pernambuco
Busca
Artes visuais Artista propõe a visitantes e convidados passar uma noite em museu do Recife Daniel Santiago fez instalação com 20 camas para quem quiser se deitar

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 19/06/2017 15:10 Atualizado em: 19/06/2017 14:47

Daniel Santiago em meio às camas da instalação Um sonho de Ezra Pound. Crédito: Gabriel Melo/DP
Daniel Santiago em meio às camas da instalação Um sonho de Ezra Pound. Crédito: Gabriel Melo/DP

O artista visual Daniel Santiago, de 78 anos, traz em si uma inquietude que o leva a uma renovação contínua em sua expressão criativa. Exímio desenhista, pintor e gravurista, sua trajetória remonta aos anos 60, mas está longe de ser definível. Sua curiosidade inesgotável e interesse pelo uso da tecnologia o levaram a percorrer um caminho singular, que o levou à experimentação de várias outras formas de se fazer arte, entre elas o happening e a performance. Na abertura da exposição Daniel Santiago em dois tempos, que acontece entre os dias 20 de junho e 13 de agosto no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), haverá uma amostra disso: a instalação Um sonho de Ezra Pound, que contará com 20 camas no térreo do museu, receberá convidados para passar uma noite por lá.

Confira o roteiro de exposições no Divirta-se


Esta é a primeira exposição de Daniel Santiago em cinco anos. Na vernissage, os convidados foram orientados a ir de pijama e toda a movimentação do happening será registrada em vídeo para compor, posteriormente, o material da mostra. A roupa de cama dos 20 leitos - fronha, lençol e máscara para dormir - foi feita especialmente para a mostra, com desenhos do artista visual Carlito Person aplicados no tecido a partir de carimbos. “Tive essa ideia pela primeira vez há dez anos. Li em algum lugar que Ezra Pound dizia uma coisa: a verdade está no sonho. Acordados, somos animais à procura de alimentação. Na verdade, não sei se você vai encontrar isso em Ezra Pound”, brinca Daniel, conhecido por sua mente afiada e bom humor.

Além do happening na noite de abertura, o passado de Daniel também será abordado por meio da reprodução de 20 obras em lambe-lambe, a partir de trabalhos feitos desde o fim dos anos 60. Elas englobam realizações feitas em vários outros suportes, como pinturas, registros de performances e de arte feita por computador. “Escolhemos uniformizar a trajetória de Daniel nessa linguagem porque ela tem a ver com a prática dele, de transformar o ‘sagrado’ da pintura para entrar em outros âmbitos de circulação. A brincadeira marca a produção do artista e, para mim, esse é um dos sentidos mais providenciais da arte”, aponta a curadora da mostra, Joana D’Arc de Souza Lima. Também serão expostas capas de livro realizadas por ele.

BELA AURORA DO RECIFE
O artista visual Wilton de Souza também vai expor suas obras nos andares superiores do Mamam, com a mostra Bela Aurora do Recife. Integrante de movimentos importantes como a Sociedade de Arte Moderna do Recife e o Ateliê Coletivo, conviveu com nomes como Abelardo da Hora e Corbiniano Lins, além de ter como irmão outro artista, Wellington Virgolino. Serão expostos estudos da época do Ateliê Coletivo, nos anos 50, além de quadros e de sua faceta de artista gráfico. O profissional foi um dos responsáveis por várias capas de discos da extinta gravadora Rozenblit. A abertura acontece na terça-feira, a partir das 19h.

SERVIÇO
Daniel Santiago em dois tempos
Abertura: 20 de junho (terça), a partir das 19h
Onde: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) - Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Visitação: De terça a sexta, das 12h às 18h; sábados e domingos, das 13h às 17h - até 13 de agosto
Entrada gratuita
Informações: 3355-6871



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL