Televisão Obra de Ariano Suassuna é lembrada no Conversa com Bial O diretor Guel Arraes, o jornalista Gerson Camarotti e o ator Luiz Carlos Vasconcelos relembram momentos do paraibano

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/06/2017 20:30 Atualizado em: 16/06/2017 18:11

Foto: Globo/Divulgação
Foto: Globo/Divulgação

Nas entrevistas prévias à estreia do talk show Conversa com Bial (Globo), o apresentador mencionava recorrentemente o escritor Ariano Suassuna (1927-2014). O jornalista aprendeu com o autor de Auto da Compadecida que "na arte não há inovação, e sim renovação". O paraibano completaria 90 anos nesta sexta-feira (16) e ganhará homenagem no talk-show da Globo. "Para falar do artista, vamos pelo caminho do afeto: falar com três amigos de Ariano Suassuna", introduz Bial, no programa que vai ao ar à 0h35, nesta sexta-feira (16), na Globo.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

Bial recebe no programa o cineasta e diretor Guel Arraes, o ator Luiz Carlos Vasconcelos e o jornalista Gerson Camarotti, que relembram momentos com o escritor e a importância da sua obra. Guel dirigiu a adaptação cinematográfica e televisiva do livro Auto da Compadecida. Em quatro episódios, a minissérie foi exibida originalmente em 1999 na Globo, com atores como Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Diogo Vilela, Denise Fraga e Marco Nanini no elenco, além de contar com a participação da atriz Fernanda Montenegro. "Ele promoveu meu reencontro cultural com as origens, com o Nordeste. Ele quebrava com esse estereótipo do sertanejo triste", ressalta Guel, durante o programa.

Já Gerson Camarotti relembra como foi o primeiro encontro com Suassuna. "Quando bati na casa dele, achei que ia ser muito protocolar. Mas ele me atendeu, assistimos juntos a O auto da Compadecida e ali começou uma amizade", recorda o jornalista da Globo News. Já o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que dirige o espetáculo Suassuna - O Auto do reino do Sol, menciona características da personalidade do paraibano. "Ele era um palhaço exemplar, sem nariz", resume. O musical terá canções originais de Chico César e será baseado em texto inédito de Bráulio Tavares, inspirado na obra de Suassuna.

Acompanhe o Viver no Facebook:


 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL