Diario de Pernambuco
Busca
Literatura Quadrinhos ganham categoria no Prêmio Jabuti Novidades para a próxima edição incluem ainda prêmio para livro brasileiro publicado no exterior

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Por: Estado de Minas

Publicado em: 03/05/2017 15:25 Atualizado em: 03/05/2017 15:26

Capa da antologia O fabuloso quadrinho brasileiro de 2015, organizado por Rafael Coutinho e Clarice Reichstul. Foto: Narval Comix/Reprodução
Capa da antologia O fabuloso quadrinho brasileiro de 2015, organizado por Rafael Coutinho e Clarice Reichstul. Foto: Narval Comix/Reprodução


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou que os quadrinistas terão uma categoria exclusiva no Prêmio Jabuti, a partir da próxima edição. Em comunicado enviado à imprensa, a CBL confirmou a criação de duas novas categorias. Além das HQs, o melhor livro brasileiro publicado no exterior também será premiado.

A decisão atende à uma solicitação de vários artistas brasileiros, que exigiam um espaço naquela que é considerada a principal premiação literária do país. No início deste ano, um grupo de quadrinistas chegou a criar uma petição online, pela criação da categoria.

Assinada pelo autor brasileiro Wagner Willian, a carta foi publicada na plataforma Change.org com o objetivo de pressionar a CBL, alcançando ampla repercussão no meio artístico.

"Em seus 59 anos de história, vimos o Prêmio Jabuti criar categorias para contemplar segmentos diversos do mundo editorial. Na configuração atual, o Prêmio inclui categorias como 'Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia', 'Didático e Paradidático', 'Direito', 'Gastronomia' e 'Reportagem e Documentário' – focadas e devidamente regulamentadas para inscrição e premiação de livros exclusivos destes segmentos. As categorias, a nosso ver, respeitam a expansão constante do mercado editorial brasileiro. Neste sentido, o propósito desta carta é realizar uma solicitação: A criação da categoria Quadrinhos no Prêmio Jabuti em 2017", diz trecho do documento.

No texto, Wagner apresentava a crescente produção de quadrinhos nacionais e o modelo de impressão do formato como algumas das justificativas para adição da categoria: "Independente de todos estes fatores, os livros em quadrinhos já satisfazem a regra do Prêmio Jabuti do que define um livro, conforme o regulamento geral da premiação: 'considera-se livro obra intelectual impressa e publicada, com ISBN e ficha catalográfica, impressos no livro.'".

Entre os nomes que assinaram o documento, estão os artistas Laerte, Sidney Gusman, Marcello Quintanilha, os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá e Roger Krux. A 59ª edição do Jabuti terá suas inscrições abertas em 18 de maio, pelo site premiojabuti.com.br. Contando com as duas recém criadas, serão 29 categorias no total.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL