Diario de Pernambuco
Busca
Lançamento Processo criativo de Francisco Brennand é detalhado em livro O livro Como uma pedra, do fotógrafo Isaias Belo, reúne imagens das etapas de construção da obra Imaculada Conceição

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/05/2017 09:10 Atualizado em:

Ensaio fotográfico utiliza a técnica de pinhole (fotografia em lata). Foto: Sol Pulquerio/ Divulgação
Ensaio fotográfico utiliza a técnica de pinhole (fotografia em lata). Foto: Sol Pulquerio/ Divulgação

O processo de criação de Imaculada Conceição, escultura do artista
plástico pernambucano Francisco Brennand, e as etapas de construção da
capela que a recebeu foram registradas em imagens no livro Como uma
pedra, do fotógrafo Isaias Belo, com textos do cineasta e escritor
Fernando Monteiro. O lançamento será neste domingo (7), às 14h, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand (Rua Diogo de Vasconcellos, s/n, no bairo da Várzea, no Recife). 

Na ocasião, o autor participará de conversa com o editor da publicação, o fotógrafo Mateus Sá, e o designer do projeto, Damião Santana. O acesso ao evento é gratuito. "Não me canso de dizer que se trata de um grande fotógrafo, um feiticeiro", afirma o cineasta Fernando Monteiro na apresentação do livro. As fotografias foram feitas por meio do pinhole, uma técnica de captação de imagens por uma fresta em uma lata. O projeto surgiu a convite do próprio Brennand, desde a montagem das maquetes até a obra.

O coordenador editorial ressalta o caráter político da fotografia de Isaias Belo na técnica primitiva de captação de imagens. "É uma forma diferenciada de perceber o mundo; e a lata, que costuma utilizar para produzir suas fotos, torna-se extensão do próprio corpo. Entendo que Isaias produz magicamente Fotos na Lata!, em sua gênese, um conjunto de significados e características coerentes com Isaias enquanto artista e pessoa atuante", escreve Mateus Sá. O livro contém 102 páginas.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL