Televisão Polêmica na Angola por beijo gay entre homens, novela Jikulumessu chega ao Brasil A produção é estrelada pela angolana Heloisa Jorge, que atuou em A Lei do Amor

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/05/2017 12:43 Atualizado em: 25/05/2017 12:47

Folhetim possui 120 capítulos. Foto: TV Brasil/Divulgação
Folhetim possui 120 capítulos. Foto: TV Brasil/Divulgação

Jikulumessu: Abre o olho foi a primeira novela que a atriz Heloisa Jorge, de 32 anos, fez em Angola e atuou como protagonista. No Brasil, o folhetim estreia nesta quinta-feira, às 20h30, na TV Brasil. A trama, transmitida em 2015 no continente africano, causou polêmica ao mostrar a primeira cena de beijo entre dois homens. Dividida em duas fases, ambientada nos anos 1990 e em 2014, a obra trata de corrupção, costumes e tradições angolanas sob perspectiva contemporânea.

A angolana Heloisa Jorge, intérprete de Djamila Pereira, chegou ao Brasil aos 12 como refugiada da guerra civil. Nos primeiros anos, morou em Minas Gerais e na Bahia. "O brasileiro, quando olha para alguém do continente africano, não humaniza a pessoa. São preconceitos inseridos na nossa sociedade. É um profundo desconhecimento do brasileiro em relação ao continente africano", disse a atriz, em entrevista à TV Brasil. Em 2014, ela retornou ao país de origem para protagonizar a trama. O reencontro com as raízes durou cerca de um ano e meio.

Ao longo de 120 capítulos, Jikulumessu toca em questões universais, como machismo, drogas, prostituição e homofobia. A novela foi suspensa por alguns dias, sinal de conservadorismo forte predominante no país. A trama foi indicada ao Emmy Internacional em 2015 - a novela Império, de Aguinaldo Silva, foi a vencedora daquele ano. No Brasil, a atriz atuou em tramas como Gabriela, Liberdade, liberdade e A lei do amor. Nessa última, ela interpretou a executiva Laura, uma personagem que fugiu da "condição de negros atuarem apenas papéis de escravos ou empregados", como a atriz define. Atualmente, ela grava a série Sob pressão, também da Globo, ainda sem data de estreia definida.



Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL