Alerta Ministério Público recomenda boicote à série 13 Reasons Why, da Netflix Órgão publicou texto sobre perigos de "jogos e seriados que induzam jovens à banalização do bullying, suicídio e assédio sexual"

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/05/2017 11:30 Atualizado em: 03/05/2017 13:02

Texto argumenta que a série tem o poder de induzir crianças de adolescentes vulneráveis a cometer ações de autoflagelação. Foto: Netflix/Divulgação
Texto argumenta que a série tem o poder de induzir crianças de adolescentes vulneráveis a cometer ações de autoflagelação. Foto: Netflix/Divulgação


O Ministério Público da Paraíba emitiu um alerta contra a série 13 reasons why, da Netflix, que conta a história de como a jovem Hannah Baker tirou a própria vida. O órgão publicou um texto nesta semana para elucidar os perigos de "jogos e seriados que induzam jovens à banalização do bullying, suicídio e assédio sexual", incluindo a produção norte-americana na lista, ao lado do jogo Baleia Azul, que tem preocupado autoridades no Brasil e em outros países.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente e da Educação (Caop-CAE) do MPPB argumenta que a série tem o poder de induzir crianças de adolescentes vulneráveis a cometer ações de autoflagelação e, por isso, "não deveriam assistir à série, por conter cenas muito impactantes", de acordo com a promotora de Justiça Soraya Escorel.

Embora acredite que 13 reasons why cumpra um bom papel ao alertar sobre problemas comuns ao longo da juventude, a promotora associou a produção ao jogo Baleia Azul, que supostamente surgiu na Rússia e consiste na realização de uma série de tarefas que podem levar jovens emocionalmente vulneráveis ao suicídio. "Os pais de crianças e adolescentes de todo o estado também precisam ser alertados", aponta ela.

No final do mês de abril, a série foi considerada imprópria para menores de 18 anos na Nova Zelândia. O Escritório de Classificação de Filmes e Literatura fez uma publicação explicando as razões pelas quais classificou de tal maneira, afirmando que a Netflix não seguiu os parâmetros mundiais estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para representação saudável do suicídio. Além disso, considera que a cena em que Hannah se mutila na banheira de casa é quase "instrucional".

Após as críticas, a empresa de streaming anunciou uma série de medidas para amenizar as preocupações dos espectadores. De acordo com a Netflix, novos avisos de conteúdo explícito serão incluídos antes do primeiro episódio, assim como a alteração de cenas antes dos capítulos com o link para o site 13reasonswhy.info, que contém informações sobre como buscar ajuda para pessoas que sofrem de depressão ou problemas similares.

Quem deseja procurar ajuda pode solicitar atendimento pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. No Recife, o centro fica na Avenida Manoel Borba, 99, Boa Vista e pode ser contatado pelo telefone 3421-7311.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL