Artes visuais

Exposição Sugar and Speed explora velocidade e efeitos do açúcar

Mostra tem curadoria da alemã Stefanie Hessler e fica em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães

Publicado em: 27/05/2017 10:12 | Atualizado em: 26/05/2017 16:39


Adoçar o paladar parece ser a função final do açúcar, mas para que isso aconteça, há muito a se considerar, seja economicamente, socialmente e até quimicamente. O dinheiro vindo do comércio dessa especiaria, responsável pela fortuna de alguns e miséria de outros, foi largamente responsável por dar ao Recife sua configuração atual. O efeito viciante causado por esta substância no corpo foi outro dos fatores que levou a curadora alemã radicada na Suécia Stefanie Hessler a chegar ao Recife com o conceito da mostra Sugar and Speed [Açúcar e velocidade]. A exposição se encerra em 28 de maio (domingo), no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM).

Confira o roteiro de exposições no Divirta-se

A mostra tem tanto artistas estrangeiros quanto brasileiros, como Francisco Brennand, Paulo Bruscky, Jonathas de Andrade, Gilvan Samico, Luiz Guilherme, Vivian Caccuri e Rivane Neuenschwander. Segundo Stefanie, sua pesquisa sobre velocidade norteou a seleção das obras em cartaz. “Quando comecei a pesquisa do acervo do Mamam, fiquei impressionada com o papel do açúcar aqui e eu já tinha essa minha pesquisa. Comecei a pensar na relação entre esse tema e o trabalho, seja ele agrícola ou voltado para os computadores e a possibilidade de comunicação com diferentes países. Produtos farmacêuticos como antidepressivos também têm essa função estimulante e até viciante associada ao açúcar”.

As obras figurativas de nomes nacionais como Francisco Brennand e Gilvan Samico dividem espaço com obras que questionam o uso intensivo da tecnologia e as formas encontradas pelo ser humano para aumentar artificialmente a própria performance. Vídeos, quadros, gravuras e até aplicativos de celular estão entre os suportes encontrados na exposição. Uma das artistas da mostra, a sueca Fia Backström, está com duas instalações fotográficas expostas.

SERVIÇO
Sugar and Speed, com curadoria de Stefanie Hessler
Onde: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) - Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Visitação: Sábado (27 de maio) e domingo (28 de maio), das 13h às 17h
Entrada gratuita
Informações: 3355-6871

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL