Diario de Pernambuco
Busca
Lançamento Livro explora pratos preferidos e veia gastronômica de artistas ligados a Pernambuco Músicos na Cozinha será lançado nesta quinta-feira, no Barchef Casa Forte

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/05/2017 20:00 Atualizado em: 24/05/2017 20:57

Músicos compartilham memórias afetivas e as aventuras na arte de misturar ingredientes. Fotos: Flora Pimentel/Divulgação
Músicos compartilham memórias afetivas e as aventuras na arte de misturar ingredientes. Fotos: Flora Pimentel/Divulgação


A junção dos prazeres de comer e ouvir música. Artistas com atuação no estado vestem o avental e detalham as experiências nas páginas do livro Músicos na cozinha (Edição do autor, 108 páginas, R$ 20), da Coda Produções - que reúne relatos de DJ Dolores, Fred Zeroquatro, China, Cannibal, Walter Areia, Isaar, Fabio Trummer, Tibério Azul, entre outros. Nas entrevistas, feitas por Ana Garcia, Jarmeson de Lima e Alexandra Cisneiros, os músicos falam das duas paixões da vida e da relação entre elas, compartilhando as memórias afetivas e as aventuras na arte de misturar ingredientes. O livro será lançado nesta quinta-feira (25), em evento gratuito no Barchef Casa Forte, com discotecagem dos DJs Patrick Tor4 e DJ Dolores. Algumas receitas poderão ser degustadas na versão mini. 
"Estamos sempre ouvindo música, nos reunimos para cozinhar e, desses encontros, surgiu a ideia de descobrir o lado gastronômico dos outros músicos”, explica Ana Garcia, uma das idealizadoras do projeto e produtora do festival Coquetel Molotov. A mãe, a pianista Ana Lúcia Altino, está na obra e ensina a receita da família de filhós - bolinhos de trigo e ovos, frito e polvilhado com açúcar. “Pesquisamos muito, e o resultado são receitas simples, que dá para reproduzir em casa”, aponta Ana, que já planeja o segundo volume com a participação de cineastas. A publicação é financiada pelo Funcultura. 

O livro conta com a participação de 30 artistas pernambucanos e de outros estados e remete às antigas publicações de culinária, incluindo o passo a passo, a relação de ingredientes, modo de preparo e até dicas imperdíveis de cada receita. O design de Raul Luna e as fotos de Flora Pimentel mostram os ídolos com mão na massa. Os pratos vão da culinária familiar, receitas herdadas, até clássicos da gastronomia pernambucana. Uma das sessões é um glossário para explicar iguarias tipicamente pernambucanas - bolo de rolo, cartola e bolo Souza Leão (Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco) - e pratos da culinária popular como arrumadinho, escondidinho, sarapatel, sururu e chambaril. 

Bolo nu permite soltar a imaginação, receita de Lulu Araújo, das Fadas Magrinhas. Fotos: Flora Pimentel/Divulgação
Bolo nu permite soltar a imaginação, receita de Lulu Araújo, das Fadas Magrinhas. Fotos: Flora Pimentel/Divulgação

O cantor, compositor, designer DJ Dolores ensina o passo a passo do Couscous marroquino acompanhado de vieiras refogada com ervas e brotos de feijão e berinjela ao forno com queijo gouda. Ele narra o processo de criação do prato, com referências à memórias da infância e ingredientes que conheceu ao longo das viagens e turnês. “Bem diferente do que chamamos por aqui de cuscuz, encantei-me pelas bolinhas de sêmola de trigo, a leveza e permeabilidade ao sabor”, conta. Outro personagem é o cantor e compositor Junior Black, que explica como arriscou ir para a cozinha e se propôs a transformar os alimentos em refeições. Black compartilha a receita do Cozido do trabalhador. "A cozinha é uma arte, uma alquimia. Com a prática você aprende. É um processo humano e em construção contínua. Como a música, as primeiras letras que escrevi que não se comparam com as de hoje". O prato é acompanhado por pirão e arroz branco e se tornou uma das especialidades do músico. “Já fiz para amigos de São Paulo e Brasília e todos aprovaram". 

No rol das sobremesas, um dos destaques vai para o Naked cake de pão de ló, receita que Lulu Araújo, uma das Fadas Magrinhas, aprendeu com a sogra. “Não vou para a cozinha por obrigação. Transformo em um momento de lazer e levo a música como pano de fundo para embalar as emoções”, conta. Ela dá uma dica para que a massa fique com uma consistência mais firme: a receita indica seis ovos. Nessa hora, utiliza as seis gemas e apenas cinco claras . "O bolo nu é como uma tela em branco. Pode soltar a imaginação e colocar o recheio e a decoração que quiser", sugere. O leitor ainda encontrará um guia com 100 lugares imperdíveis para visitar no Recife e em Olinda. “Não só a gente frequenta e recebeu dicas dos entrevistados. Lugares de referência para a cidade. Pessoas de outras cidades podem servir como base”.

+receitaspreferidas

Artistas dão detalhes da relação com a música e a cozinha. Fotos: João Vicente/Divulgação/ Annaclarice Almeida/DP/ Paloma Amorim/Divulgação/ Jedson Nobre/Divulgação
Artistas dão detalhes da relação com a música e a cozinha. Fotos: João Vicente/Divulgação/ Annaclarice Almeida/DP/ Paloma Amorim/Divulgação/ Jedson Nobre/Divulgação
Macarrão com linguiça e pimentão 
Juvenil Silva
"Aprendi tudo [de cozinhar] depois que saí da casa da minha família. Antes eu nem arroz eu fazia. Gosto mesmo é de macarrões legais, que são práticos e gostosos"
Juvenil costuma cozinhar ao som de Blood on the tracks, de Bob Dylan

Spaghetinni à putanesca 
Fred Zeroquatro
"Depois que os meninos já estão prontos pra dormir e as tarefas profissionais do dia já estão concluídas, encaro essa prática mais como um pretexto para relaxar com um vinho gelado"
Fred ouve Sondre Lerche na cozinha

Camarão ao molho de manga
Patrick Tor4
"Curto muito cozinhar. A minha receita favorita é essa do camarão. Descobri meio que por acaso esta receita na web. A magia de misturar doce com salgado me encanta, então pesquisei sobre formas de fazer"
Patrick prepara os alimentos à base de vinis de MPB 70

Bacalhau com atum e limão
China
"A ligação que tenho com a cozinha é tão grande que hoje passo mais tempo nela do que no palco. Acho importante o homem cozinhar e não depender de ninguém para isso. Me acostumei a gostar de estar ali (na cozinha). Acho que é uma terapia"
China ouve de AC/DC a Luiz Gonzaga

SERVIÇO
Lançamento do livro Músicos na Cozinha  
Discotecagem com os Djs Patrick Tor4 e Dj Dolores 
Onde: Barchef Casa Forte - Av. 17 de Agosto, 1893 - Poço da Panela, Recife 
Quando: Quinta-feira, 25 de maio, às 21h
Entrada gratuita


Acompanhe o Viver no Facebook:


Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL