Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Indicada ao Oscar, animação A Tartaruga Vermelha entra em cartaz Contemplativo, o filme não contém falas, apenas poucas interjeições e pequenos barulhos, como o som das ondas

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 04/05/2017 19:19 Atualizado em: 04/05/2017 18:57

Produção abandona qualquer semelhança com outras obras de náufragos. Sony Pictures/Divulgação
Produção abandona qualquer semelhança com outras obras de náufragos. Sony Pictures/Divulgação


Do longínquo Robinson Crusoé (1719), na literatura, a O náufrago (2000), no cinema, a ficção explorou diversas vezes o mote de um personagem preso a uma ilha. A animação A tartaruga vermelha, esboça, nos primeiros minutos, uma nova versão da premissa clássica, ao mostrar um homem buscando saída do lugar onde está ilhado.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

A trama toma rumo diferente quando o personagem nota que uma tartaruga vermelha tem sido responsável pelos sucessivos fracassos ao tentar sair da ilha. Ele constrói diversas jangadas, mas sempre que entra no mar, a embarcação é destruída por golpes que o animal dá com o casco.

A partir desse momento, a animação abandona qualquer semelhança com outras obras de náufragos e toma rumos bem menos convencionais. Primeiro longa do diretor holandês de animações Michaël Dudok de Wit, A tartaruga vermelha tem o clima onírico de uma fábula e visual surpreendente.

Contemplativo, o filme não contém falas. O som vem de poucas interjeições e de pequenos barulhos inerentes ao ambiente, como o produzido pelas ondas. E, também, de uma trilha sonora utilizada pontualmente. Quase inteiramente desenhado à mão, exceto pela
tartaruga, criada por computação, o filme tem belos e detalhados cenários. Vencedor do prêmio especial do júri na categoria Um certo olhar, em Cannes 2016, o título foi indicado ao Oscar 2017.

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL