Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Filme O dia do atentado reconstitui explosão de bombas na tradicional maratona de Boston Mark Wahlberg interpreta o policial Tommy Saunders, que é representação coletiva de todos os oficiais que testemunharam de perto o crime

Por: Pedro Galvão - Estado de Minas

Publicado em: 10/05/2017 22:13 Atualizado em:

Atentado em Boston inspirou filme. Foto: Paris Filmes
Atentado em Boston inspirou filme. Foto: Paris Filmes
Natural de Boston, Mark Wahlberg tem sua premiada e milionária carreira cinematográfica bem ligada à sua terra natal. Por Os infiltrados (2006), de Martin Scorsese, ambientado na capital de Massachusetts, ele ganhou um Oscar e um Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante. No besteirol Ted, Boston também é o cenário. Agora, o ator de 45 anos estrela a primeira produção sobre o episódio mais trágico da história local. Em O dia do atentado, que estreia hoje no Brasil, Wahlberg assume o papel principal do filme cujo protagonismo é de toda a população bostoniana.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

No dia 15 de abril de 2013, a metrópole de 6 milhões de habitantes sentiu na carne o pesadelo que passou a assombrar todos os Estados Unidos depois do 11 de Setembro de 2001. Durante a 115ª edição da Maratona de Boston, duas explosões tiraram a vida de três pessoas e feriram outras 264. As bombas, de fabricação caseira, foram colocadas próximas à linha de chegada e detonadas remotamente por dois irmãos de origem chechena, em um ato terrorista.

O misto dos sentimentos de vulnerabilidade e medo, seguidos da comoção e da união da população local, cujo regionalismo e orgulho da própria origem são características marcantes, construíram um imaginário em torno do ocorrido que inspirou o projeto de Peter Berg, responsável pelo roteiro e direção do longa. O dia do atentado reúne diversos aspectos em volta do acontecimento que tenta retratar: ação e emoção, drama e suspense, mesclando o tom documental com o ficcional.

A proposta inicial é remontar ao dia do fato, desde a véspera até a catástrofe, a partir do ponto de vista de algumas pessoas envolvidas. O único personagem inventado na história é o de Mark Wahlberg, que interpreta o policial Tommy Saunders. Ele é uma espécie de representação coletiva de todos os oficiais que testemunharam de perto os horrores do atentado, sendo o centro da narrativa.

Apesar do apelo emocional e de se colocar como um tributo aos atingidos pelo atentado, o longa não empolgou muito nas bilheterias norte-americanas. Em cartaz nos EUA entre dezembro do ano passado e março deste ano, o filme não ficou nem entre as 80 maiores bilheterias do país, contando os lançamentos de 2016.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL