Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Festival de Cannes endurece regras e pode impedir Netflix de concorrer Empresa norte-americana de streaming disputa, neste ano, com The Meyerovitz Stories e Okja

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/05/2017 14:20 Atualizado em: 11/05/2017 14:32

Cena do filme Okja, com Seo-hyun Ahn, Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal no elenco. Foto: Netflix/Divulgação
Cena do filme Okja, com Seo-hyun Ahn, Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal no elenco. Foto: Netflix/Divulgação


A participação da Netflix no Festival de Cannes pode não voltar a ocorrer a partir do ano que vem. A direção do evento francês anunciou medidas que devem impedir a empresa norte-americana de streaming de inscrever produções na mostra já que seus títulos ficam disponíveis exclusivamente para assinantes da plataforma. Na edição 2017 do festival, o serviço concorre à Palma de Ouro com dois filmes: The Meyerovitz stories e Okja.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

A inclusão das produções na disputa pelo prêmio, anunciada no dia 13 de abril, foi motivo de protesto por parte dos cineastas franceses, cujos argumentos giravam em torno do fato de que os filmes não chegariam aos cinemas do país. Os dirigentes de Cannes, então, divulgaram que pediram, "sem sucesso", à Netflix, que a medida fosse revertida e lamentaram que nenhum acordo fosse fechado. Nesta semana, o site oficial da mostra de cinema informou que irá endurecer as regras para a submissão de trabalhos a partir das próximas edições.

"De agora em diante, qualquer filme que desejar competir em Cannes deverá primeiro comprometer-se a distribuí-lo nos cinemas franceses", dizia a nota divulgada. O CEO da Netflix, Reed Hastings, fez um breve pronunciamento nas redes sociais: "A instituição fechando o cerco contra nós. Assista a Okja na Netflix, no dia 28 de junho. Ótimo filme que as cadeias de cinema querem impedir de entrar na competição do Festival de Cannes".

OS FILMES
Dirigido por Noah Baumbach (Enquanto somos jovens), The The Meyerovitz stories tem no elenco Adam Sandler e Ben Stiller, que interpretam dois irmãos de volta à cidade natal para passar um tempo com o pai. Já a ação Okja é protagonizada por Seo-hyun Ahn, Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal. Ambientado na Coreia do Sul, o filme narra a história de Mija, uma menina cujo destina muda completamente depois que uma grande empresa tenta sequestrar sua melhor amiga, um animal de estimação.

Assista ao trailer de Okja:

[VIDEO2]

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL