Arte Tereza Costa Rego exibe painel gigante sobre Batalha de Tejucupapo Artista plástica pernambucana recupera parte da história do estado em painel com 8 metros de largura que consumiu três anos de trabalho

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/04/2017 18:07 Atualizado em:

Pincéis e esboços de Tereza Costa Rêgo também serão expostos na Torre Malakoff. Foto: Karina Morais/Esp.DP
Pincéis e esboços de Tereza Costa Rêgo também serão expostos na Torre Malakoff. Foto: Karina Morais/Esp.DP

A força feminina presente na obra de Tereza Costa Rêgo é sintetizada em um trabalho que retoma uma parte importante da história do estado e, ao mesmo tempo, representa um esforço impressionante da pintora, um dos ícones do Sítio Histórico de Olinda. A Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife) vai receber uma mostra destinada a exibir o painel Tejucupapo, em homenagem às defensoras do antigo povoado do Litoral Norte durante a ocupação holandesa em Pernambuco. A abertura da exposição Mulheres de Tejucupapo - Tributo a Goya acontece às 19h desta sexta-feira. O acesso é gratuito.

A obra tem 8 metros de comprimento por 2,2 metros de altura e consumiu três anos de preparação da artista, atualmente com 88 anos. Os relatos orais de antigos moradores sobre o grupo de mulheres capazes de expulsar um regimento de soldados holandeses correu o tempo e serviu como ponto de partida para a criatividade da pintora. Mais do que um evento histórico, o registro da Batalha de Tejucupapo é a representação de uma situação atemporal: a luta da liberdade contra a opressão.

A série Os desastres da guerra, do pintor e gravurista espanhol Francisco Goya, também são parte importante da iconografia pessoal de Tereza e a relação entre a luta pela expulsão dos holandeses e o cenário devastado da Espanha no início do século 19 é algo buscado na montagem da mostra. Uma das salas da exposição dá destaque a esse material, um dos mais impactantes da história da arte. O espaço expositivo da Torre Malakoff vai mostrar, ainda, um pouco do ambiente criativo de Tereza, exibindo ao público objetos cotidianamente utilizados em seu trabalho, como pincéis, palhetas e esboços.

História
A Batalha de Tejucupapo aconteceu em 24 de abril de 1646 entre brasileiros e holandeses, que haviam perdido quase todas as suas posses em Pernambuco. Em Tejucupapo, povoado atualmente vinculado ao município de Goiana, os europeus poderiam conseguir um valioso suprimento de comida. Eles escolheram realizar o ataque em um domingo, dia no qual os homens saíam de lá para fazer comércio. A defesa do vilarejo ficou por conta dos poucos homens que sobraram no local e, principalmente, das mulheres. Elas ferveram água com pimenta e, escondidas em trincheiras, jogavam a mistura nos olhos dos soldados holandeses. Houve mais de 300 mortos, mas a vitória foi atribuída aos brasileiros.

SERVIÇO
Exposição Mulheres de Tejucupapo: Tributo a Goya
Quando: hoje, às 19h (abertura)
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife)
Quanto: gratuito

Acompanhe o Viver no Facebook:






MAIS NOTÍCIAS DO CANAL