Letras Premiado escritor Ronaldo Correia de Brito lança websérie sobre literatura Vídeos são publicados semanalmente, na página do autor no Facebook

Por: Alef Pontes

Publicado em: 24/04/2017 08:22 Atualizado em: 22/04/2017 13:52

Escritor cria uma ponte entre o dramaturgo russo Anton Tchekhov e a obra do sergipano Antônio Carlos Viana em primeiro vídeo da série. Foto: Facebook/Reprodução
Escritor cria uma ponte entre o dramaturgo russo Anton Tchekhov e a obra do sergipano Antônio Carlos Viana em primeiro vídeo da série. Foto: Facebook/Reprodução


A inquietação de um autor renomado em se reinventar e alçar novos públicos e horizontes, adequando-se às linguagens e necessidades próprias de quem consome conteúdo rápido no vasto campo das redes sociais. Esse é o gênesis da websérie semanal Entre livros, lançada e protagonizada pelo escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito neste mês. Com dois episódios já publicados e um terceiro que vai ao ar hoje, às 11h, na página dele no Facebook, a produção apresenta o cearense radicado no Recife à frente de comentários e reflexões sobre obras e autores através das mais diversas referências.

“Eu sempre escrevo sobre muitos temas, mas principalmente sobre livros, e eu percebi que, embora os conteúdos me parecessem bons ou razoáveis, o alcance desses conteúdos, por ser composto de textos longos ou uma linguagem mais tradicional, não estava chegando aonde eu gostaria”, analisa o vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura por Galileia, em 2009.

Entre livros, define o autor, é uma série de vídeos muitos curtos sobre literatura de um modo geral. São contemplados autores clássicos e contemporâneos, com o objetivo de instigar as pessoas a lerem e descobrirem escritores brasileiros. O fio da meada é rápido e conciso. Os vídeos são pequenas e dosadas pílulas semanais literárias. “Um átimo!”, descreve Ronaldo, que, além de escritor, é médico. “A ideia é que seja o mais natural possível. É uma coisa de memória e tem muito de narrativa oral”, comenta, sobre as gravações.

Apesar de já ter recebido propostas de editoras para produzir vídeos em que realiza leituras de obras, inspiradas nas conferências realizadas por ele, a ideia só começou a ganhar forma a partir de uma conversa com o músico e produtor Carlos Filho, da Bandavoou, com quem realizou alguns trabalhos. “Um dia, em casa, ele estava conversando sobre a presença dele na internet e me questionou sobre o alcance que ele tinha na rede. Nossa relação nunca teve muitos arrodeios, e eu respondi que não correspondia com a presença dele fora dela”, lembra Carlos, que assina a produção, direção e edição dos vídeos.

Entre livros pretende ampliar o alcance da produção de Ronaldo, já reconhecido nacional e internacionalmente. No momento inicial, a proposta é apresentar o escritor em seu habitat natural e proporcionar ao público a oportunidade de acompanhar uma conversa descontraída com o escritor. “Se você sentar para tomar um café com ele, em apenas três minutos ele consegue lhe passar um conteúdo gigante, fazendo links com muitas coisas diferentes, como pintura, autores e músicos para construir um argumento”, defende o diretor. Além dos dois vídeos já disponíveis, outros dois estão na ponta da agulha para serem divulgados. Inicialmente, Entre livros não tem limite de episódios.

+ No ar

Anton Tchekhov - A expectativa é desenvolvida, em cena, através de paralelos entre a literatura do contista e dramaturgo russo Anton Tchekhov e a obra do sergipano Antônio Carlos Viana, morto no ano passado, aos 72 anos, no primeiro episódio da websérie. “Eu amo particularmente um contista russo chamado Anton Tchekhov, que está sempre junto de mim”, declara Ronaldo, sobre o escritor e médico. Thomas Mann, Liev Tolstoi e Johann von Goethe são autores citados no vídeo. Assista:



Quantos poetas existem? - Ronaldo parte para uma questão lítero-política. Com base em relato que contabiliza a existência de 2,3 mil poetas durante a Dinastia Tang (618-907) na China Antiga, o escritor reflete sobre em qual reinado vivemos. “O nosso governo é um governo que propicia a poesia?”, provoca. Para construir sua argumentação, os caminhos e referências são os mais diversos, até mesmo uma entrevista com Mick Jagger, dos Rolling Stones, realizada pelo tropicalista Caetano Veloso. Assista:



Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL