Caixa Cultural Passinho carioca e frevo travam batalha no Recife Grupo Passinho Brazil apresenta curta temporada do espetáculo Favela digital na cidade a partir desta quinta-feira (27)

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 27/04/2017 09:02 Atualizado em: 27/04/2017 14:59

Com elementos do frevo, da capoeira, do futebol e do samba, passos serão apresentados por dez dançarinos de comunidades do Rio de Janeiro. Foto: André Machado/Divulgação
Com elementos do frevo, da capoeira, do futebol e do samba, passos serão apresentados por dez dançarinos de comunidades do Rio de Janeiro. Foto: André Machado/Divulgação

A movimentação frenética do passinho, dança surgida nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, tem semelhanças insuspeitadas com o frevo pernambucano. O público local pode constatar essas similaridades com a chegada do grupo Passinho Brazil, que faz curta temporada na Caixa Cultural Recife nesta quinta-feira (27) e sábado (29) com o espetáculo Favela digital. A sessão anunciada para esta sexta-feira foi transferida para o sábado, devido a greve geral convocada pelas centrais sindicais contra a reforma trabalhista. Dez dançarinos de várias comunidades do Rio de Janeiro foram supervisionados pelo coreógrafo Henrique Talmah e vão mostrar os fundamentos do passinho em uma sequência pensada para mostrar também o cotidiano dos morros cariocas.

Confira o roteiro de espetáculos no Divirta-se

A apresentação da companhia, criada em 2013, também vai contar com o MC Iguinho Imperador e mostra o quanto os bailes funk cariocas foram importantes para criar outras subculturas. O passinho, como dança, tem pitadas de frevo, mas também da capoeira, do futebol e do samba. No Favela digital, a cenografia é feita com videomapping, uma técnica de projeção que usa um fundo específico para trazer imagens virtuais que podem ser animadas e transformadas na hora, de acordo com o conceito de cada artista.

O surgimento do passinho, que partiu dos bailes funk, mas sem a carga erótica associada a eles, não tem uma data precisa, mas a popularização dele aconteceu por conta da internet, em inúmeros vídeos postados de forma amadora por grupos cariocas, principalmente após 2008. A dança foi retratada por vários documentários, entre eles A batalha do passinho e Da cabeça aos pés. Na esteira do sucesso da dança, também surgiram grupos como o Dream Team do Passinho, de funk carioca, ritmo base para os movimentos.

Mais passinho

OFICINAS
O projeto Favela Digital também abrange duas oficinas gratuitas neste sábado (29): uma de videomapping, às 15h, para 20 alunos, e outra de passinho, às 14h, para 30 pessoas de qualquer idade. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e as informações necessárias são nome, RG e telefone. Os dados devem ser enviados para o email gentearteirape@gmail.com. Informações: 3425-1906.

PASSINHO NO PAÇO
Antes de se apresentar na Caixa Cultural, o grupo Passinho Brasil vai participar de um intercâmbio no Paço do Frevo (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife) nesta sexta-feira (28), das 10h às 12h. Passistas e dançarinos de passinho vão fazer uma espécie de desafio no evento Conexão Dança Frevo, evento aberto ao público e gratuito no terceiro andar do museu.

SERVIÇO
Passinho Brazil: Favela Digital
Quando: quinta-feira (27), às 20h, e sábado (29), às 17h e 20h
Onde: Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia), com vendas a partir das 10h desta quinta-feira (27)
Informações: 3425-1915

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL