Diario de Pernambuco
Busca

Música

Nando Reis promete show diferente de tudo que já fez no Recife

Cantor e compositor conversou sobre a turnê Jardim-pomar, ao vivo, no Facebook do Viver

Publicado em: 07/04/2017 07:51 | Atualizado em: 07/04/2017 11:59

Cantor e compositor se apresenta no Baile Perfumado, nesta sexta-feira. Foto: Vagalume/Divulgação


Os fãs acostumados com as perfomances minimalistas de Nando Reis ("sempre optei por algo cru, básico, mais voz e violão") terão uma surpresa quando o músico subir ao palco do Baile Perfumado, nesta sexta-feira (7). Para a turnê do disco Jardim-pomar, seu primeiro de inéditas em quatro anos, o artista escolheu shows mais incrementados. Com projeto visual dirigido por Roger Velloso, as apresentações contam com um cenário com transparências, imagens em movimento e um jogo de luz que dialoga com a música e com a plateia. "Desta vez, resolvi fazer algo mais cenográfico", explicou Nando em entrevista ao Viver. "Nunca fiz isso antes. Todos os recursos estão lá para complementar a música. Está tudo muito bonito e estou muito feliz com o que está acontecendo. No palco, parece que as músicas são trilha sonora de um filme."

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

O cenário diferente não é a única novidade do show. A música Só posso dizer, escrita para a esposa do artista, Vânia Passos, consta no álbum de estúdio em duas versões diferentes - uma gravada na cidade norte-americana de Seattle e a outra, em São Paulo -  e ganha uma nova roupagem a cada show, conta Nando. "Sempre toco uma versão intermediária, que contempla as duas gravações. Aí eu vou tocar a versão de Recife", brincou o cantor. O show do Recife, assim como os de São Paulo, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Belém e Rio Branco, será gravado e disponibilizado em formato de disco na internet ainda em abril. De acordo com Nando, a turnê de Jardim-pomar muda a cada apresentação. "A gente vai mexendo no repertório, se adequando a cada local, pra ver o que funciona. Além disso, mesmo que as músicas sejam as mesmas, cada show é muito diferente um do outro", disse.

No repertório, Nando garante que clássicos como All star, Por onde andei e Relicário não ficarão de fora. Mas o foco são as músicas do álbum mais recente, das quais apenas uma não é inédita. Concórdia, composição de Nando, foi lançada na voz de Elza Soares em 2003 e é de onde saiu o título do novo projeto ("Eu atravessei a porta/Fiz o meu jardim, pomar/Crendo em mim Jesus na hóstia/Rio do rio/Céu do céu/Mar do mar"). "Parecia ser a hora certa", diz Nando sobre a gravação. Concórdia se encaixa com as outras canções de Jardim-pomar, no qual o músico pondera a finitude da vida. Em Inimitável, Nando canta "se vamos todos morrer/Então vamos tratar de viver".

"É sobre a forma de viver, o que a gente faz aqui, a relação com a vida. Esse disco é uma declaração de que é importante a gente viver aquilo que é presente. Quando eu falo de amor, não é necessariamente o amor romântico, é o amor pelo trabalho, pela família, pela vida, por tudo", aponta Nando, que diz ainda que o processo de composição do disco, ao longo dos últimos três anos, foi importante para seu amadurecimento como artista e pessoa. "Tudo o que escrevo, estou dizendo para mim, tudo nasce de coisas que aplico para mim. Às vezes, é algo que eu estou querendo entender, organizando na minha cabeça. Não é minha intenção dar conselho a ninguém", ri.

>>> Jardim-pomar
O álbum conta com 13 faixas, das quais 12 são composições de Nando Reis e uma, Como somos, é uma parceria entre o ex-Titãs e Samuel Rosa, vocalista da banda Skank. Lançado em novembro de 2016, Jardim-pomar foi disponibilizado em CD, vinil, plataformas digitais e K7. "Quis fazer uma homenagem ao K7, que é o precursor de toda essa forma de música que nos acompanha pra onde a gente vai", conta Nando. "Se hoje a gente tem música no celular o tempo todo, é porque um dia existiu o K7. E é um elemento da minha época, convivi muito com isso. Acho também que é uma ironia muito grande - a gente acha que tudo é para sempre. A tecnologia não muda as coisas, apenas reiventa para a época".

Jardim-pomar conta com a participação de Mike McCready, guitarrista do grupo norte-americano Pearl Jam, e de Peter Buck, ex-R.E.M. Na faixa Azul de presunto ("uma música sobre ser feliz"), Nando divide os vocais com os ex-colegas de Titãs Arnaldo Antunes, Branco Mello, Paulo Miklos e Sérgio Britto, além dos filhos Theodoro, Sebastião e Zoé e as cantoras Luiza Possi, Pitty e Tulipa Ruiz. 

>>> Pernambuco
A última apresentação do ruivo no estado foi em dezembro, durante o festival Caruaru Prime Music, que contou com Paralamas do Sucesso, Titãs e Nação Zumbi, entre outras bandas. Antes disso, Nando veio à capital pernambucana em outubro, ainda com a turnê do álbum Sei, lançado em 2012. "Eu sou muito grato pela forma como sou recebido pelas pessoas em Pernambuco. O carinho, a energia, é algo surreal. Só tenho a agradecer. Me sinto extremamente privilegiado", diz.

SERVIÇO
Nando Reis: turnê de lançamento de Jardim-pomar
Quando: 7 de abril, às 22h
Onde: Baile Perfumado (Rua Carlos Gomes, 390, Prado)
Quanto: R$ 80 (open bar de cerveja, refrigerante e água), à venda nas lojas Vagamundo, Redley e Avesso e online através do site Ingressando. 
Informações: 3033-4747

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL