MÚSICA

Almério faz show nesta quinta, no Santa Isabel, para lançar novo disco

Recém-disponibilizado em plataformas de streaming, o álbum Desempena foi produzido por Juliano Holanda

Publicado em: 06/04/2017 11:23 | Atualizado em: 29/07/2020 15:24

Cantor fará show no Teatro de Santa Isabel (Foto: Breno César/divulgação)
Cantor fará show no Teatro de Santa Isabel (Foto: Breno César/divulgação)


A atmosfera sonora dos anos 1970, o amor ou a falta dele, as bandas de pífano de Caruaru, o minimalismo carregado de significado, a sensação sufocante comum à vida pós-moderna. São muitas as referências estéticas e temáticas do segundo disco do cantor pernambucano Almério, o provocante Desempena. Recém-disponibilizado em plataformas de streaming, o álbum produzido por Juliano Holanda foi custeado pelo projeto Natura Musical após desbancar 252 artistas e angariar 750 mil votos por meio da internet. Nesta quinta-feira, às 20h, um show no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio) vai coroar o lançamento.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

Natural de Altinho, no Agreste, o artista de 36 anos encontrou um caminho interessante para se manter autêntico e próximo de suas raízes sem, no entanto, soar exclusivamente regional. Canta temas universais lastreados por uma sonoridade econômica, sem guitarra e com uma percussão marcada por alfaia, zabumba, caixa e surdo. A interação entre os instrumentos de corda - baixo, violões e piano - valoriza a voz de Almério, entrecortada pela presença sutil de pífanos e flauta.

“Essa referência não é uma homenagem, mas algo que está em mim. A primeira vez que me deparei com uma banda de pífanos, fiquei enlouquecido. Achei de uma sonoridade única, muito experimental. Meu primeiro disco tem um pouco disso, mas tem arranjos que são sempre ‘mais, mais mais’... Neste, queria algo mais terral, mais cru, em que aparecesse mais o diálogo entre a percussão e, ao mesmo tempo, tivesse a ver com meu canto”, explica Almério.



Uma das motivações para o minimalismo do álbum, frisa Juliano Holanda, foi a possibilidade de tocá-lo ao vivo sem perdas. “É um trabalho muito orgânico, todo tocado, sem maiores efeitos. É bem honesto, bem sincero. A problemática dessa escolha é que as músicas têm que falar por si mesmas. Por isso a necessidade de composições fortes”.

Abrindo o disco, a faixa-título autoral serve como prelúdio para uma mensagem dissolvida ao longo das 11 canções: viver uma vida mais ou menos não vale a pena, pois o tempo é curto. Quando não assina, Almério interpreta composições de compositores pernambucanos, como Por que você (Holanda), Queria ter pra te dar (Martins) e Segredo (Isabela Moraes).

Depois de fazer campanha em favor de Almério na votação do Natura Musical, Elba Ramalho aceitou o convite do pernambucano para um dueto em Do avesso (Juliano Holanda), uma mistura de baião e coco. “Ela é uma das maiores cantoras, a nossa rainha agrestina. Abriu muitos caminhos para a nossa música e é natural a gente se espelhar nela”, exalta o cantor.

Após o período de divulgação do novo disco, ele vai começar temporada de ensaios junto a Liniker e Johnny Hooker, com quem dividirá o palco do Rock in Rio, em setembro. “É um ano muito importante para mim, de novo disco, novo ciclo, de acessar outros portais, alcançar outros degraus. Estou concentrado para saborear cada hora, cada detalhe”, comemora Almério.

Serviço
Show de lançamento de Desempena, de Almério
Quando: quinta-feira, às 20h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda no site www.sympla.com.br

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL