Luto Belchior se queixava de frio e dores nas costas na noite em que morreu Segundo a esposa, ele sentou no sofá no fim da noite para ouvir música

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/04/2017 15:55 Atualizado em: 30/04/2017 21:24

Belchior morreu aos 70 anos em cidade do Rio Grande do Sul. Foto: Arquivo/EM
Belchior morreu aos 70 anos em cidade do Rio Grande do Sul. Foto: Arquivo/EM

Aos 70 anos, o cantor e compositor Belchior teve morte decorrente de causas naturais, de acordo com a Polícia Civil de Santa Cruz do Sul. "Aparentemente, ele morreu de causas naturais. Não havia nenhum sinal de violência", disse a delegada Raquel Schneider, em entrevista ao Viver. "Ele estava em casa com a companheira, quando se deitou no sofá por volta das 23h. Ele disse que estava com frio e ficou ouvindo música clássica", descreveu Schneider. De acordo com a esposa, Edna, ele tinha o hábito de ficar no sofá para compor. "Ela disse que ele sentiu uma dor nas costas e se queixava de frio. Por volta da 1h, ela chegou a chamá-lo, mas pensou que ele estivesse dormindo. De manhã, percebeu que não e pediu ajuda", complementou.

Alceu Valença e nomes da Cultura de Pernambuco lamentam a morte de Belchior

O corpo do artista foi encaminhado para o Instituto-Médico Legal (IML), por volta das 14h30, para que o laudo de necropsia possa ser feito. O cearense faleceu na noite do sábado no município de Santa Cruz de Sul, no Rio Grande do Sul. Ele morava apenas com a esposa na residência há pouco mais de 1 ano, segundo a delegada. Ela também afirma que a esposa disse que o artista não tomava remédios.

O enterro será realizado na terça-feira de manhã na cidade de Sobral, no Ceará, onde o cantor nasceu. O corpo de Belchior deve chegar ainda neste domingo no estado. O governador decretou três dias de luto.

Belchior se consagrou nos anos 1970 com álbuns como Alucinação (1976). Só neste disco, estão clássicos como Velha roupa coloridaComo nossos paisA palo seco e Alucinação. O músico é da mesma geração de outros artistas nordestinos como Raimundo Fagner, também cearense. Entre os artistas consagrados que o compositor cativou, estavam Elis Regina e Raul Seixas. Nos últimos anos, no entanto, Belchior ficou recluso e se afastou dos palcos. O sumiço gerou até boatos sobre morte do artista há alguns anos, além de reportagens da imprensa sobre o afastamento e endividamento do artista.

 

Hipertensão arterial

 

Há relatos de que, nos casos de dissecção da aorta, em geral as pessoas relatam uma dor aguda iniciada no tórax e que se irradia em  direção à coluna, de cima para baixo. Apesar de não haver informações sobre a saúde do cantor, a hipertensão arterial é o fator mais comum nos casos de dissecção.

 

Autor de mais de 20 discos e um dos ícones da MPB, Belchior, natural de Sobral, no Norte do Ceará, é autor de sucessos como A Palo Seco, Medo de Avião, Apenas um Rapaz Latino-Americano e Como Nossos Pais. Suas composições marcaram décadas nas vozes de grandes artistas brasileiros e deixam um legado artístico e cultural para o Brasil e para mundo.

 

A delegada informou ainda que o corpo de Belchior foi transferido para Cachoeira do Sul (a cerca de 200 km de Porto Alegre), de onde seguiria para a cidade de Venâncio Aires. Só então seria encaminhado para Porto Alegre, de onde partiria para Fortaleza.

 

A previsão é que o corpo chegue no aeroporto Pinto Martins, na capital cearense, no início da manhã desta segunda-feira (1º). De lá, segue para a cidade natal do artista, onde será velado por cerca de duas horas, no Teatro São João. Depois disso, haverá uma outra cerimônia, que deverá ocorrer na terça-feira (2), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, em Fortaleza, onde o artista deverá ser enterrado.


Confira a nota oficial do Governo do Ceará:

"O Governo do Ceará lamenta profudamente o falecimento do cantor e compositor cearense, Belchior, aos 70 anos, na noite deste sábado, 29, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. E informa que está prestando todo o apoio à família, inclusive providenciando o traslado do corpo para Sobral, sua cidade natal. O governador Camilo Santana está decretando luto oficial de três dias.

Belchior é dono de uma trajetória artística da mais absoluta importância para a cultura do Estado. Sua carreira o levou ao patamar de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, promovendo  o nome do Ceará em todo o Brasil e no mundo."

Acompanhe o Viver no Facebook:






MAIS NOTÍCIAS DO CANAL