Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Apresentadora diz que TV Cultura censurou música crítica a políticos do PSDB Faixa Liga Nas de Cem teria sido editada e cortada do programa Cultura Livre

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/04/2017 08:21 Atualizado em: 19/04/2017 09:55

Em publicação no Facebook, Roberta Martinelli afirma que não compactua com a censura. Foto: Jair Magri/Divulgação
Em publicação no Facebook, Roberta Martinelli afirma que não compactua com a censura. Foto: Jair Magri/Divulgação

A apresentadora da TV Cultura Roberta Martinelli denunciou, por meio de uma publicação em seu perfil no Facebook, um caso de censura na edição do  programa Cultura livre que foi ao ar na última quarta-feira (12). De acordo com ela, a emissora editou trechos de uma música da banda Aláfia que citavam o prefeito de São Paulo, João Doria, e o governador paulista, Geraldo Alckmin.

"Muita gente está me escrevendo para saber o que aconteceu com a banda Aláfia no Cultura livre. A música Liga nas de cem foi editada (sem meu conhecimento) na parte que criticava o prefeito e o governador de São Paulo", esclareceu Roberta nesta terça-feira (18). Ela comanda a atração desde 2009 e diz prezar pela liberdade na curadoria dos artistas que se apresentam lá.



"Assim, o programa virou um importante canal da música brasileira que acontece agora. Jamais censuraria qualquer tipo de posicionamento político, editaria ou tiraria vídeos do ar por motivo de livre manifestação. Não aprovo tal prática. Não existe semi-liberdade. Eu sempre defendi e defenderei a cultura livre", acrescentou.

Também no Facebook, a banda Aláfia se pronunciou sobre a edição da música. "Sabemos que essa atitude não é natural do programa Cultura livre e imaginamos que também estejam indignados com essa decisão da TV Cultura em vetar nossa fala", escreveu o grupo na página na rede social. "Nos posicionamos por nos sentirmos afetados e para que coletivamente não nos calemos diante dos abusos contra nossa liberdade de expressão".

Ouça a faixa Liga nas de cem:



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL