Exposição Após quase um mês fechado, Cais do Sertão reabre as portas Um dos mais visitados museus da cidade estava inacessível ao público por atraso no repasse de verbas e para reforma

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/04/2017 14:23 Atualizado em: 21/04/2017 14:35

Cais do Sertão possui roupas usadas por Luiz Gonzaga. Foto: Cais do Sertão/Divulgação
Cais do Sertão possui roupas usadas por Luiz Gonzaga. Foto: Cais do Sertão/Divulgação
[FOTO11

Após quase um mês de portas fechadas ao público, o museu Cais do Sertão finalmente reabriu, nesta sexta-feira. O espaço, dedicado à cultura sertaneja e à obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga, O Cais do Sertão, é um dos mais visitados da cidade, localizado no Recife Antigo, um dos principais pontos turísticos da capital pernambucana, a poucos metros do Marco Zero.

Confira o roteiro de exposições no Divirta-se

"O Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), informa que a reforma do piso e limpeza do Cais do Sertão levaram mais tempo do que o programado. O museu voltará ao seu funcionamento normal nesta sexta-feira (21), aproveitando a grande procura de turistas durante o feriado de Tiradentes", esclarece nota oficial enviada por e-mail ao Viver.

O local está fechado desde o dia 22 de março e esteve inacessível ao público no aniversário de três anos, completados em 3 de abril. A Empetur atribuiu às reformas o fechamento, mas funcionários garantiram ao Viver que as obras já haviam sido encerradas desde o início da semana.

A manutenção também foi prejudicada pelo atraso no repasse de verbas para a Fundação Gilberto Freyre, responsável pela administração do museu. De acordo com a Empetur, houve um "impasse" devido a problemas com documentação referente à prestação de contas, sob responsabilidade da empresa gestora do Cais do Sertão. Ao Viver, no dia 18 de abril, Gilberto Freyre informou que o imbróglio burocrático estava "sendo resolvido".

O museu
O Cais do Sertão, inaugurado em 2014, está situado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Marco Zero. Em janeiro do ano passado, foi anunciado o lançamento de um edital de ampliação das instalações, que devem ganhar auditório, salas de exposição e restaurante, entre outros ambientes. O museu abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia). Às quintas-feiras, a entrada é gratuita.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL