Televisão Séries de ficção científica que deixaram saudade Séries como Firefly e V duraram pouco, mas conseguiram cativar o público

Por: Luisa Ikemoto

Publicado em: 30/03/2017 22:33 Atualizado em: 30/03/2017 21:49

Criada por JJ Abrams, Fringe foi exibida entre 2008 e 2013. Foto: FOX/Divulgação
Criada por JJ Abrams, Fringe foi exibida entre 2008 e 2013. Foto: FOX/Divulgação


Muita gente acha que ficção científica é coisa de nerd, mas muitas séries conseguem sair dos clichês do gênero e criar algo que agrade até aos que não são fãs do estilo. Abaixo, listamos algumas produções que já acabaram e ainda deixam saudades - seja pelos personagens, pela ação ou pelas abordagens.
 
Fringe
Se tem alguém com um currículo longo em Hollywood, é J.J. Abrams. Você pode até não reconhecer o nome de cara, mas ele já dirigiu dois filmes de Star Trek e escreveu e dirigiu Star Wars: O despertar da força (2015). Ele também criou Lost, um dos seriados mais icônicos de todos os tempos. Um de seus trabalhos menos conhecidos, mas de grande qualidade, é a série Fringe (2008-2013), que acompanha a equipe do FBI liderada por Olivia Dunham. Junto com o cientista Walter Bishop e o filho Peter Bishop, ela investiga casos considerados impossíveis, justamente porque envolvem uma área de estudo pouco conhecida e muito desacreditada, a ciência marginal (em inglês, fringe science), com experimentos e métodos nada convencionais. No início, a série parece mais uma de investigação mas, aos poucos, Fringe expande seu universo (literalmente) e avança muito no desenvolvimento de várias questões e teorias queridinhas dos fãs de ficção científica, como universos paralelos e história alternativa.

V
V durou pouco tempo, mas deixou suas marcas. A série conta o que acontece quando naves gigantes chegam à terra trazendo os “Visitantes” extraterrestres liderados por Anna (a brasileira Morena Baccarin). Apesar de se mostrarem pacíficos, paira a dúvida sobre as intenções dos alienígenas. A agente do FBI Erica Evans descobre uma conspiração de décadas que envolve visitantes infiltrados nos órgãos do governo e se junta ao movimento de resistência para salvar a Terra. Desde o início, V teve boa recepção pela crítica e grandes audiências, mas isso diminuiu com o tempo. A série recebeu uma indicação ao Emmy por efeitos especiais.

Stargate
A franquia Stargate conta com três séries, três filmes e um desenho e, por isso, se consolidou como uma das mais importantes da ficção científica. A primeira série, Stargate SG-1, teve dez temporadas e 214 episódios. O seriado mostra uma equipe de elite dos Estados Unidos que explora a galáxia e defende o planeta de ameaças alienígenas. As viagens são feitas com o uso da tecnologia que deu nome à série e que permite se transportar pelo universo em instantes. Em Stargate Atlantis, uma expedição viaja à galáxia Pegasus à procura da cidade perdida de Atlântida.

Firefly
Antes de fazer sucesso como o escritor/investigador Richard Castle na extinta Castle, Nathan Fillon conquistou o público sci-fi como Mal Reynolds, o aventureiro capitão da nave espacial Serenity. Firefly é basicamente um faroeste no espaço. A série se passa no ano de 2517 com a chegada dos humanos em um novo sistema solar e acompanha a vida da tripulação à bordo da Serenity. A série durou só uma temporada (e foi cancelada com apenas 11 dos 14 episódios exibidos), mas teve grande apoio dos fãs. Tanto que, em 2005, foi produzida uma continuação em forma de filme, chamado Serenity. Ganhou também livros, quadrinhos e jogos.

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL