Diario de Pernambuco
Busca
cinema Personal Shopper é filme de fantasma não convencional No premiado longa do francês Olivier Assayas, Kristen Stewart vive à espera de um sinal do irmão gêmeo, que morreu

Por: Mariana Peixoto - Estado de Minas

Publicado em: 14/03/2017 11:21 Atualizado em: 14/03/2017 12:13

Kristen Stewart em Personal Shopper, trama que mistura terror, suspense e thriller. Foto: Imovision/Divulgação
Kristen Stewart em Personal Shopper, trama que mistura terror, suspense e thriller. Foto: Imovision/Divulgação


É um tanto estranho o mote de Personal shopper, novo filme do francês Olivier Assayas (Acima das nuvens, Carlos, o chacal). Em poucas palavras: jovem com poderes mediúnicos tenta se comunicar com o irmão morto. Olhando assim, nada mais parece do que um filme de fantasma sem maiores atrativos. Esqueça: o diretor brinca, num mesmo longa, com os gêneros: reúne drama, thriller e terror. E mais, faz com que Kristen Stewart consiga um dos melhores momentos de sua carreira.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

Vencedor do prêmio de direção no Festival de Cannes de 2016 (troféu que dividiu com o romeno Cristian Mungiu, por Bacalaureat), Personal shopper não traz nada de explícito, coisa comum nas produções mais populares criadas para meter medo no público. Aqui, vale o que pode ser, deixando sempre uma dúvida no ar para o espectador.

Em sua segunda atuação numa produção de Assayas - a anterior é Acima das nuvens, em que dividiu a cena com Juliette Binoche -, Kristen Stewart interpreta Maureen. Ela é uma jovem norte-americana que vive em Paris como personal shopper de uma celebridade que detesta. Passa os dias em lojas de luxo buscando roupas para a mulher com quem se comunica por mensagens. Está ali não porque quer, mas porque precisa. Seu irmão gêmeo morreu há poucos meses da doença do coração que também a aflige. Médium mais avançado do que ela, ele a faz esperar por um sinal. Só depois que ele vier - e Maureen não tem a menor ideia de como isso vai ocorrer - ela poderá seguir em frente. Ou seja, é uma vida à espera.

Com essas duas tramas, o diretor vai brincando com os gêneros. Em certos momentos, o ambiente de Personal shopper lembra o universo frívolo (e frio) de Animais noturnos, de Tom Ford. Há ainda a subtrama envolvendo assassinato, o que faz o espectador se desviar da questão principal: onde está o fantasma do irmão?

Kristen Stewart, desde a explosão com a saga Crepúsculo, tem aproveitado as oportunidades. Deixou, pelo menos por ora, os blockbusters de lado e está trabalhando com grandes diretores (como o mais recente filme de Woody Allen, Café Society). Sua Maureen fala muito pouco, mas isso não importa. A atriz consegue imprimir verdade aos problemas esquisitos da personagem, que vai se descortinando aos poucos, por vezes de maneira angustiante.

Sem procurar gritos óbvios da plateia e costurando temas que parecem não "conversar" entre si, Assayas constrói um filme interessante e, novamente vale dizer, estranho. Só não espere respostas prontas, pois elas não virão.

Assista ao trailer:



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL