Clouds29° / 30° C
Artes visuais Mundo metafísico de Tiago Amorim é tema de exposição na Arte Plural Galeria Artista não fazia uma individual desde 2005 e as obras expostas se dividem entre pintura e esculturas em cerâmica

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/03/2017 12:48 Atualizado em: 14/03/2017 12:05

Tiago Amorim, morador de Olinda, também se dedica a retratar a cidade. Crédito: Arte Plural/Reprodução
Tiago Amorim, morador de Olinda, também se dedica a retratar a cidade. Crédito: Arte Plural/Reprodução

O artista visual Tiago Amorim traz em si a certeza da existência de uma força metafísica que anima todos os seres humanos e a natureza e deixa essa convicção se mostrar em seu trabalho com variados suportes plásticos. A versatilidade de sua obra, voltada não só para a sua expressão pessoal, mas para a transformação do mundo, pode ser vista pelo público a partir das 19h de hoje, com a abertura da exposição Da gênese ao apocalipse, na Arte Plural Galeria. “Eu trabalho com todos os ‘ismos’”, define o pintor, escultor e entalhador pernambucano.

A trajetória de Tiago está ligada ao trabalho manual, e a valorização desse processo por ele borra quaisquer fronteiras entre arte e artesanato que se queira atribuir ao seu legado. Um dos destaques da mostra é sua seção de pinturas. Uma delas é Do paraíso ao caos, tríptico de 4,5m por 1,22m premiado no Museu do Estado no fim dos anos 80 e recriado para a exposição. A obra traz uma síntese da trajetória humana, desde sua identificação com a natureza até o apocalipse aparente da vida nas grandes cidades.

Em outras pinturas, figuras geométricas como o triângulo, o quadrado e o círculo também foram associadas a paisagens pernambucanas em três quadros que mostram, respectivamente, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão. A pintura da paisagem de Olinda também marca presença.

Em uma produção essencialmente simbólica, as cerâmicas esmaltadas de Tiago denotam seu cuidado com um material vindo da terra e, ao mesmo tempo, associado a criações voltadas para o infinito. A tradição decorativa das pinhas portuguesas ganham uma reinterpretação singular ao se transformarem, pelas mãos dele, em madonas, cajus, peixes ou aves. “Eles representam a saída da água para a terra e da terra para o éter”.

Tiago - que faz sua primeira individual desde 2005, senndo a última justamente na abertura da Arte Plural - afirma que a demora em fazer uma mostra apenas com seu trabalho se dá por uma necessidade de compartilhamento e coletividade. Em seu ateliê no Alto da Mina, em Olinda, a visitação é livre e o artista passa seus conhecimentos para quem se dispuser a recebê-los. “Prefiro o ‘nós’ ao ‘eu’”, afirma.
 
SERVIÇO
Mostra Da gênese ao apocalipse, de Tiago Amorim
Onde: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife)
Abertura: 14 de março, às 19h
Visitação: Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, das 16h às 20h. Até 27 de maio
Entrada franca
Informações: 3424-4431

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua