Televisão Maestro Forró estreia nova temporada de Andante gravada em Cuba Série vai ao ar no dia 10 de março, às 21h30, na TV Universitária

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/03/2017 20:10 Atualizado em: 10/03/2017 17:04

Maestro Forró com grupo o Giganteria em episódio do programa. Foto: Héllyda Cavalcanti/Divulgação
Maestro Forró com grupo o Giganteria em episódio do programa. Foto: Héllyda Cavalcanti/Divulgação

Havana, Santiago de Cuba e Matanzas são os cenários da nova temporada da série musical Andante, comandada pelo Maestro Forró (Orquestra Popular da Bomba do Hemetério), que estreia no dia 10 de março, no canal Futura. Durante 40 dias, o músico realizou uma imersão cultural e social na ilha de Cuba, trocando experiências com bandas e artistas locais para a continuação do projeto.

Segundo o diretor da produção, Alessandro Guedes, a proposta para a continuação na ilha surgiu ainda nas gravações da primeira temporada da série, em 2012, realizada na Turquia, Bulgária e Romênia. "Naqueles intensos 18 dias de processo de gravação na Europa, vi que o programa poderia ter desdobramentos. Daí, o Maestro Forró compartilhou a experiência que ele e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério tiveram, em 2010, quando foram a Santiago de Cuba e puderam vivenciar a diversidade cultural da ilha. Daquela conversa veio a ideia de ter a segunda temporada da série, em Cuba", conta Guedes.

Na nova temporada, mais de 30 grupos artísticos participam das trocas de experiências socioculturais protagonizadas pelo maestro da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Artistas variados, como Ars Longa, grupo que resgata a música colonial-barroca cubana, e a Still Band, que toca a música tradicional de Cuba com toneis de aço integram o intercâmbio. "Um dos aspectos mais interessantes vistos nesse segundo momento da série foi perceber como a cultura é natural, livre, facilitadora da comunicação e interação entre os cubanos, especialmente na música – o que está bem presente nos 13 episódios", afirma o Maestro Forró.

Para Guedes, uma das maiores surpresas foi a descoberta de que Cuba não é um lugar tão isolado quanto imaginava. "Talvez pelo pouco acesso a tudo, inclusive internet, as pessoas buscam muitas informações de outras culturas, outros países. Há espaços muito cosmopolitas, pop mesmo, como a Fábrica de Arte Cubano (FAC), ao mesmo tempo em que eles têm a tradição bem preservada", avalia o diretor da série.

"Há uma grande diversidade religiosa, inclusive, refletindo-se na diversidade cultural. A presença afro nas origens da ilha é percebida na semelhança da santeria com a umbanda brasileira. Com certeza, essa foi uma das minhas maiores experiências de vida. Aprofundei tudo o que venho fazendo desde a década de 1990", finaliza Forró. Os espisódios inéditos serão exibidos nas sextas, às 21h30, com reprises nos sábados, domingos, segundas e terças.

Acompanhe o
Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL