Cinema Boi Neon e Aquarius são indicados ao Prêmio Platino do Cinema Divulgação ocorreu no 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 13/03/2017 17:11 Atualizado em: 13/03/2017 18:34

Boi Neon, de Gabriel Mascar, foi pré-selecionado em cinco categorias. Foto: Imovision/Divulgação
Boi Neon, de Gabriel Mascar, foi pré-selecionado em cinco categorias. Foto: Imovision/Divulgação


Foram divulgados no 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara os pré-selecionados para a 4° edição do Prêmio Platino do Cinema Ibero-americano, que será realizado em julho em Madri. Onze filmes brasileiros estão no páreo. Boi neon, de Gabriel Mascaro, foi pré-selecionado em cinco categorias e é o longa-metragem brasileiro com mais indicações. Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Para minha amada morta, de Aly Muritiba, aparecem em quatro.

A edição teve um recorde de participações, chegando a 847 produções. Houve a criação de uma nova categoria que premiará a melhor minissérie ou telessérie cinematográfica ibero-americana. Na categoria Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, estão os brasileiros Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, Boi neon, de Gabriel Mascaro, e Nise: O coração da loucura, de Roberto Berliner. Na categoria Melhor Direção, concorrem Anita Rocha da Silveira, por Mate-me por favor, Gabriel Mascaro, por Boi neon, e Kleber Mendonça Filho, por Aquarius.

Andreia Horta, por Elis, Gloria Pires, por Nise: O coração da loucura, e Sonia Braga, por Aquarius, foram as pré-selecionadas na categoria Melhor Interpretação Feminina. Para melhor atuação masculina, os escolhidos são Juliano Cazarré, por Boi neon, e Fernando Alves Pinto, por Para minha amada morta.
 
Para o Platino de Melhor Documentário de Longa-metragem, estão pré-selecionados Cinema novo, de Eryk Rocha, Curumim, de Marcos Prado, e Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil, de Belisário Franca. Para a categoria que destaca os novos valores do cinema ibero-americano, o Prêmio Platino para a Melhor Primeira Obra de Ficção Ibero-americana destacou Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira, enquanto Bruxarias, de Virginia Curiá, foi pré-selecionada para Melhor Filme de Animação.

Confira a lista com os filmes brasileiros indicados:

Boi neon (Filme Ibero-Americano de ficção, direção, ator, roteiro e fotografia)
Aquarius (Filme Ibero-Americano de ficção, direção, atriz, prêmio Platino para educação em valores)
Para minha amada morta (Ator, montagem, direção de arte e fotografia)
Nise, o coração da loucura (Filme Ibero-Americano de ficção, atriz, prêmio Platino para educação em valores)
Elis (Atriz, direção de arte)
Mate-me, por favor (Primeira obra de ficção Ibero-americana, direção)
Cinema novo (Documentário)
Curumim (Documentário)
Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil (documentário)
Bruxarias (Animação)
Meu amigo hindu (prêmio Platino para educação em valores)

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL