Diario de Pernambuco
Busca
Música Festival gratuito celebra Lula Côrtes na orla de Candeias Com shows e performances, evento presta homenagem ao músico, pintor e ativista da cultura independente

Por: Alef Pontes

Publicado em: 10/03/2017 09:26 Atualizado em: 10/03/2017 09:32

Evento celebra vida e obra do ícone da psicodelia pernambucana. Foto: Youtube/Reprodução
Evento celebra vida e obra do ícone da psicodelia pernambucana. Foto: Youtube/Reprodução


No mês em que são lembrados os seis anos da morte do músico, pintor e poeta pernambucano Lula Côrtes, fãs e amigos do artista prestam homenagens ao seu legado. Neste sábado (11), a partir das 15h, a Praia de Candeias, em Jaboatão, recebe o encontro Um salve para Lula Côrtes, com shows e performances artisticas dedicados ao multiartista.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

Idealizado pelo coletivo D'Responsa - composto pelos músicos Bactéria (Combo X), Phelip Guns (Ostrajam) e Allen Jerônimo, além do artista visual Galo de Souza -, o evento tem como objetivo estimular reverberar um dos mais importantes legados do mestre: promover a articulação cultural independente no bairro de Candeias. Segundo o músico Jadson Vale, conhecido pelo codinome de Bactéria, já existia uma inquietação coletiva para movimentar a região, que apesar de ter conhecida pela latente produção do rock no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, acabou caindo no ostracismo na última década.

"Querendo ou não, a Zona Sul é um lugar esquecido culturalmente. Em Jaboatão, especificamente, a galera é muito carente de festas e eventos. É importante criar um polo próprio, como se tem em Recife e Olinda, que permita fomentar a produção artística na localidade", explica.O evento será realizado no tradicional Mercado do Peixe de Candeias, local que já foi ponto de encontro de Lula com artistas para discutir, entre outras coisas, a articulação de um movimento político cultural na região, e que passará a se chamar Peixaria Lula Côrtes. O espaço ganha ainda uma estátua em tamanho real do músico, produzida pelo artista plástico Alberto Júnior Bola e um mural do grafiteiro Galo de Souza.

Entre as atrações anunciadas para o dia de atividades estão a cantora Isaar, Cannibal (Devotos), Gilmar Bola 8 (Combo X), Roger de Renor, Coco Sem Nome, Ostrajam, Allen Jerônimo & Rave de Raiz e Capadolla & AFC OLS. "Lula foi um grande ativista em Candeias. Foi um cara do rock, mas também das artes plásticas. Sempre defendeu a produção artística das mais variadas formas", lembra Jadson. Segundo os realizadores, todas as bandas devem homenagear o ícone da psicoledia pernambucana com músicas de seu repertório.

Vocalista da banda Ostramjam e amigo pessoal de Lula Côrtes, Phelip Guns conta que o local escolhido não poderia ser mais apropriado. "A Praia de Candeias foi um lugar recorrente na vida e na obra de Lula. Era onde a gente se encontrava para trocar ideias. Tudo na vida dele acontecia cima do mar, da peixaria, das sereias e do pôr do sol", recorda. "Lula trouxe muita gente de outros lugares para Candeias. Essa vontade de promover eventos que ele tinha ficou muito enraizada na gente. É um legado que nos instigou a fomentar a cultura na região e fazer as pessoas irem conhecer o lugar. Essa era uma ideia do Lula", explica Guns, que também é guia turístico no local.

Além de representantes do rock, blues e música regional - gêneros amplamente abordados nas composições de Côrtes - o encontro traz um grande destaque para outra musicalidade pulsante no bairro: o rap. Com um palco dedicado aos rappers e MCs, cinco atrações agregam o poético dos versos e rimas às homenagens: Planeta Máfia, DJ Alma Alienígena, Soulssegado Polho & Família, Irac ZS e SR. Kbca, além de uma batalha de freestyle aberta ao público.

SERVIÇO
Um salve para Lula Côrtes
Quando: sábado (11), a partir das 15h
Quanto: gratuito
Onde: Mercado do Peixe de Candeias (Av. Bernardo Vieira de Melo, s/nº, Praia de Candeias)

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL