Arte Exposição detalha as transformações do Recife ao longo dos 480 anos de história Recife Através dos Tempos, de Terciano Torres, fica em cartaz na Caixa Cultural até junho

Por: Eduarda Fernandes

Publicado em: 21/03/2017 20:46 Atualizado em:



Os quase 40 painéis que compõem a mostra Recife através dos tempos estão disponíveis para visitação na Caixa Cultural, no Recife Antigo, até o dia 4 de junho. Na abertura da exposição, na noite desta terça-feira (21), o artista Terciano Torres, responsável pelas obras que retratam as transformações urbanas do Recife ao longo de seus 480 anos de história, ressaltou a relevância do projeto. “Recife é uma cidade com muita história para contar, é uma cidade viva. Nossa riqueza é grande e é importante que se documente tudo isso”, disse, destacando que o tipo de trabalho apresentado na mostra é um recurso pouco utilizado no país. "Muito do meu trabalho foi feito através de cartões postais, comparando as mudanças. Na Europa, isso é usado até para dar aulas de arquitetura. Aqui é muito raro esse tipo de estudo", conclui.

Os desenhos, feitos a bico de pena, levaram quase 15 anos para serem concluídos e foram originalmente desenhados com o intuito de fazerem parte de um livro. Quando transformados em exposição, precisaram passar por um processo de colorização, o que tornou a mostra algo mais lúdico, como destacou Márcia Souto, presidente da Fundarpe. "Esse trabalho tem um papel educativo muito forte. Os detalhes são encantadores e essa documentação é fundamental. Ter a nossa história mostrada de uma maneira diferente da qual a gente está acostumado é muito importante e o visual agradável e a riqueza de informações agradam pessoas de todas as idades", elogiou ela.

O psicológo Artur Teixeira também se encantou pelo papel educativo e o detalhes dos painéis. "É um deleite tanto para os adultos quanto para as crianças. Fica mais fácil de ensinar a história de Pernambuco quando se tem algo tão detalhado e explicado". As duas filhas de Artur, Ana Sofia, de 8 anos, e Luiza, de 5, aproveitaram o Grande Livro Sobre o Recife - uma reimpressão das obras em preto e branco disponíveis para serem coloridas e preenchidas livremente pelos visitantes. "É uma maneira muito inteligente de unir a educação ao divertimento", opinou o psicólogo. A exposição fica em cartaz na Caixa Cultural até o dia 4 de junho e a entrada é gratuita.

SERVIÇO
Exposição O Recife através dos tempos, de Terciano Torres
Onde: Caixa Cultural - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Visitação: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 17h - até 4 de junho de 2017
Quanto: gratuito
Informações: 3425-1915

Acompanhe o Viver no Facebook:






MAIS NOTÍCIAS DO CANAL