CCXP Conheça a história por trás do pôster oficial da Comic Con Experience Tour Nordeste José Luis Gárcia-Lopez, um dos convidados para desenhar o pôster, foi confirmado na convenção

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 22/03/2017 09:38 Atualizado em: 22/03/2017 19:08

As quatro etapas do poster deste ano do evento. Foto: Eddy Barrows, García-Lopéz, Ivan Reis e Joe Prado/Divulgação
As quatro etapas do poster deste ano do evento. Foto: Eddy Barrows, García-Lopéz, Ivan Reis e Joe Prado/Divulgação


Super-Homem, Batman e Mulher-Maravilha são uma pequena parcela entre os incontáveis personagens de quadrinhos da DC Comics, mas indiscutivelmente representam o que há de mais emblemático no gênero super-herói. Não por acaso, a chamada Trindade foi escolhida para ilustrar o pôster oficial da Comic Con Experience (CCXP) Tour Nordeste, que o Diario encarta com exclusividade na edição desta quarta-feira. A convenção será realizada de 13 a 16 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Para a missão de desenhar os inconfundíveis heróis, a organização da CCXP convidou um time de artistas encabeçado por José Luis García-López, quadrinista responsável pelo primeiro Guia de estilo da DC Comics, espécie de manual produzido nos anos 1980 com referências sobre como os personagens deveriam ser desenhados. O nome talvez não soe familiar para todos, mas muita gente já esbarrou com o traço dele em todo tipo de produto, de lancheiras a camisetas, como as utilizadas por Sheldon Cooper (Jim Parsons), na série The big bang theory.

Além de unificar o visual dos personagens, que à época acabavam sendo retratados de maneiras diferentes a depender do artista responsável, García-Lopéz imprimiu um estilo dinâmico e simples seguido até hoje. Agora, aos 68 anos, foi responsável pelo leiaute do pôster e pelo desenho da Mulher-Maravilha, personagem em primeiro plano.

A convenção será realizada de 13 a 16 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. Foto: Flavio Battaiola/Divulgação
A convenção será realizada de 13 a 16 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. Foto: Flavio Battaiola/Divulgação
"Ele é referência para qualquer artista da minha geração, é um símbolo", diz o desenhista Ivan Reis, colaborador da DC Comics há cerca de 15 anos, tendo passagens por títulos como Aquaman e Lanterna Verde, ambos revitalizados em parceria com o roteirista Geoff Johns. Reis diz continuar sentindo a mesma empolgação ao trabalhar com os heróis desse universo ao longo de uma década e meia. "É mais que desenhar um personagem, é algo que está vinculado a um momento, a um desejo", explica.

Também convidado da CCXP Tour Nordeste, Reis atualmente desenha a revista mensal da Liga da Justiça da América e é um dos coautores do pôster do evento, que teve participação de outros três brasileiros: Eddy Barrows (arte), Joe Prado (arte-final) e Marcelo Maiolo (cores).

A colaboração mútua de cinco artistas é algo inédito no evento, próximo apenas do que foi feito no pôster da primeira CCXP, de 2014, assinado por Rafael Grampá, Ivan Reis e Marcelo Costa (cores). "Como é a primeira edição do evento, buscamos uma arte bastante icônica", diz o sócio da CCXP Ivan Costa, que destaca também a proximidade do lançamento do filme solo da Mulher-Maravilha (1º de junho) e da Liga da Justiça (16 de novembro). "É um ano propício para lembrar dos três personagens", complementa, celebrando também o retorno García-Lopéz, que participou das duas primeiras edições da convenção, em 2014 e 2015, em São Paulo. A arte original do cartaz estará em exposição durante o evento no estande da Chiaroscuro Studios.

Invasão CCXP 
Como aquecimento para a convenção, a equipe do site Omelete, um dos organizadores da CCXP, vai gravar uma edição ao vivo do programa OmeleTV e realizar uma série de atividades no Marco Zero, no próximo domingo, a partir das 14h. Gratuita, a programação inclui exposição de itens da Comic Con, desfile de cosplayers, oficinas infantis, desafios geeks e atrações  divulgadas na hora.

Passo a passo do pôster
A confecção da peça durou meses, não só pelo aspecto colaborativo da arte como também pela distância geográfica entre os autores. Quem iniciou todo o processo foi García-Lopéz. O quadrinista espanhol foi responsável pela concepção geral da arte e pelo traço da Mulher-Maravilha. Trabalhando em Nova York, o artista enviou o leiaute original em novembro.

De Contagem (MG), Eddy Barrows, colaborador de longa data da DC Comics em títulos como Super-Homem e Jovens Titãs, deu vida ao Batman do pôster. Em seguida, no mês de dezembro, a peça foi encaminhada para São Bernardo do Campo (SP), onde recebeu os últimos traços, por Ivan Reis, desta vez para desenhar o Super-Homem. "A arte viajou muito. Minha parte foi a última. Ver o desenho de García-Lopes e Barrows trouxe um gostinho especial", diz o desenhista.

A última parada do original foi em Cotia (SP), para o trabalho de arte-finalização, concluído em janeiro por Joe Prado. Já escaneada, a arte foi colorizada digitalmente por Marcelo Maiolo, no estúdio do artista, em Piracicaba (SP).

Pôsters de 2014, 2015 e 2016 da Comic Con Experience. Fotos: Comic Con Experience/Divulgação
Pôsters de 2014, 2015 e 2016 da Comic Con Experience. Fotos: Comic Con Experience/Divulgação


Histórico

2014
O primeiro pôster do evento foi uma colaboração entre os desenhistas Rafael Grampá e Ivan Reis, com cores de Marcelo Costa.

2015
Um dos principais convidados da edição, Frank Miller assinou a arte da Mulher-Maravilha (acima). 

2016
Pela primeira vez, a arte, de Rafael Albuquerque, teve personagens da Marvel, como Homem-Aranha e Venon.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL