Literatura Após consolidação na tevê, Klara Castanho lança primeiro livro da carreira O material, intitulado Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado, foi escrito em parceria com a escritora infantojuvenil Luiza Trigo

Por: Adriana Izel - Correio Web

Publicado em: 07/03/2017 22:50 Atualizado em: 07/03/2017 20:44

Klara Castanho escreveu o primeiro livro da carreira com auxílio da escritora Luiza Trigo. Foto: Divulgação
Klara Castanho escreveu o primeiro livro da carreira com auxílio da escritora Luiza Trigo. Foto: Divulgação


A atriz Klara Castanho, 16 anos, começou a carreira de atriz aos 6 anos. Três anos depois estava fazendo sucesso na novela Viver a vida, de Manoel Carlos, no papel da vilã-mirim Rafaela, filha da personagem Dora, de Giovanna Antonelli. A atuação chamou bastante atenção e, ao mesmo tempo, provocou polêmica, já que ela interpretava uma criança fazendo maldades. Após críticas e até um pedido judicial, coube a Manoel Carlos mudar o direcionamento da personagem ao longo da trama.

Desde então, Klara se dedicou a carreira de atriz atuando em produções como Morde & assopra, Amor eterno amor, Amor à vida, Além do tempo e, mais recentemente, no filme É fada!, ao lado da youtuber Kéfera Bunchmann. Mas, desde o início deste ano, Klara Castanho pode colocar outra profissão em seu currículo: a de escritora. Em fevereiro, ela lançou o livro Meu jeito certo de fazer tudo errado, sua primeira obra literária, escrita em parceria com a escritora infantojuvenil Luiza Trigo, a Luly Trigo.

"Sempre gostei de escrever. Eu tinha alguns textos parados em casa e resolvi mostrá-los para a Luly, perguntar se estava bom. Eu queria usá-los em algo para a internet ou para a televisão, mas ela deu a ideia de transformá-los em um livro", lembra Klara Castanho. Então, a paulista pegou os textos, todos baseados em situações vividas por ela, e começou a conversar com Luiza Trigo em como transformá-los em uma obra literária. "Ela foi muito atenciosa, me ajudou bastante, até porque eu nunca tinha feito nada parecido", completa. O processo de criação do livro durou cerca de dois meses.

Assim, surgiu a história da personagem Giovanna, uma jovem de 15 anos que precisa lidar com a mudança da família de Campinas para a capital paulista, São Paulo. Ela é uma adolescente tímida que teme não encontrar amigos na nova cidade e ainda precisa lidar com os dramas da vida de um jovem.

Carreira artística
Fora da televisão desde o ano passado, Klara Castanho tem se dedicado mais a escola. "Estou focada no terceiro ano. Por enquanto, não tenho nada em vista na televisão", afirma a atriz. Esse será o primeiro ano em que Klara ficará mais afastada dos trabalhos. Ela atua em comerciais desde os nove meses de idade. "Desde então nunca mais parei. Eu nunca sentia que era um trabalho, eu sabia que estava fazendo o que queria. Mais de uns três anos para cá, tenho sentido uma responsabilidade maior. Mas uma responsabilidade boa, sabe?", diz.

No entanto, mesmo assim, a atriz poderá ser vista nos cinemas. Ela está no elenco do filme Chocante, em que interpreta a filha do personagem de Bruno Mazzeo, que incentiva o pai a reencontrar os amigos da infância com quem tinha uma boyband nos anos 1980. A produção tem previsão de lançamento em julho nas salas de cinema do país.

Meu jeito certo de fazer tudo errado
De Klara Castanho e Luiza Trigo. Editora Arqueiro, 384 páginas. Preço médio: R$ 31,90.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL