Diario de Pernambuco
Busca
Videogame Totoro, do Porta dos Fundos, lança canal no YouTube dedicado aos games Comediante estreia o Canal Totorial com maratona de 12 horas de gameplay no sábado

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 02/02/2017 23:00 Atualizado em: 02/02/2017 21:19

Atração comandada por Totoro vai mesclar notícias, entrevistas e sessões de jogo. Foto: Divulgação
Atração comandada por Totoro vai mesclar notícias, entrevistas e sessões de jogo. Foto: Divulgação

Videogame é algo além de um hobby para o ator e roteirista Gabriel Totoro, do Porta dos Fundos. "Jogar é a coisa que eu mais passei horas na minha vida fazendo", diz o comediante, em dúvida se o tanto de tempo de vida dedicado a isso é algo positivo. "Não sei se é bom ou ruim", acrescenta, sem real preocupação sobre a questão. Até porque a expectativa dele é jogar ainda mais, agora que vai lançar no YouTube o Canal Totorial, dedicado ao tema. Os vídeos começam a sair a partir da segunda-feira (6), mas no sábado ele já inicia as atividades com uma maratona de 12 horas de jogatina ao vivo, a partir das 14h (horário local).

"É um sonho que sempre tive", afirma Totoro sobre o desejo de fazer um canal de games. "Quero dividir meu conhecimento, minhas experiências", revela, contando que a relação com o videogame é antiga e começou por influência do tio, Alfredo, colecionador de jogos e consoles. Foi um presente dele o Atari que acabou sendo a iniciação de Totoro na mídia. "Depois disso, tive um Phantom System (clone brasileiro do Nintendo 8 bits) e, desde essa época, comecei a curtir jogos de RPG, como Final fantasy e Zelda", revela sobre o gênero favorito de jogos. "Eu praticamente aprendi a falar inglês pelos videogames, jogando RPG com os dicionários ao lado", conta.

"Já deixei de fazer coisas de adulto", brinca Totoro sobre nunca ter se distanciado dos games e o estereótipo de que é uma mídia para crianças. E, fato, hoje em dia 74% dos jogadores tem acima de 18 anos, segundo a Entertainment Software Association, associação internacional dos desenvolvedores de jogos. É principalmente com esse público que o Canal Totorial deve se comunicar.

Os vídeos sairão três vezes por semana; ou algo próximo disso. "Não vai ter uma programação rígida", adianta o ator. Ao contrário da maioria dos canais do YouTube dedicados aos jogos, "a programação não vai ter só gameplay", explica Totoro, acrescentando que deverá alternar formatos, com vídeos comentando notícias da indústria e também entrevistas enquanto joga videogame com convidados. Entre os entrevistados já confirmados estão Gaveta e Senhor K, do site Jovem Nerd, e Rafael Portugal, do Porta dos Fundos.

Confira o teaser do canal:


Totoro também não vai se ater a lançamentos e promete também conteúdo nostálgico, com jogos antigos nos gameplays e entrevistas. Ele ainda não decidiu quais os jogos deverão entrar na maratona de 12 horas transmitidas ao vivo no sábado: "vou decidir na hora". E o comediante terá companhia ao longo da transmissão inaugural, já que o tio Alfredo foi convidado.

Indagado sobre quais os jogos favoritos de todos os tempos, Totoro sente dificuldade elencar quais os títulos do coração, mas destaca Final fantasy 3, Deus Ex e Call of duty: Modern warfare. Na atualidade, tem se divertido com Overwatch e o recém-lançado Resident evil 7.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL