Entrevista Pernambucana no The Voice Kids, Letícia Santos promete encantar público com sua paixão pela música Aprovada na primeira etapa do programa, recifense de 9 anos é fã de Caetano Veloso e Maroon 5 e se declara apaixonada pelo canto: "até minha tarefa de casa eu faço cantando!"

Por: Alef Pontes

Publicado em: 05/02/2017 11:00 Atualizado em: 03/02/2017 20:09

A pernambucana Letícia Santos foi classificada na primeira etapa do The Voice Kids. Foto: Globo/Divulgação
A pernambucana Letícia Santos foi classificada na primeira etapa do The Voice Kids. Foto: Globo/Divulgação
 
A recifense de 9 anos Letícia Santos encantou o público do The Voice Kids, da TV Globo, na última semana, quando foi aprovada na etapa inicial de audições às cegas do programa. Declaradamente apaixonada por música e esportes radicais, a garota conquistou os jurados ao cantar uma versão em reggae da música O leãozinho, de Caetano Veloso, se prepara para os novos desafios da disputa e adianta que pretende passar "uma mensagem bem bonita para as pessoas". 

Para Letícia, cantar é uma parte essencial de seu cotidiano, tão natural quanto brincar ou ir a escola, e participar do The Voice Kids é a realização de um sonho. Segundo os pais da garota, a afinidade de Letícia com a música surgiu naturalmente e muito cedo, desde que aprendeu a falar já dava os primeiros sinais de talento. "Desde muito pequena, Letícia demonstra uma grande sensibilidade para música, dança, interpretação e artes em geral. Constantemente nos surpreendia com sua facilidade de decorar as músicas, sempre cantando com muito ritmo e afinação", lembra Rebecca Santos, mãe da jovem cantora. No perfil do Facebook criado para a garota, após a entrada na competição, há um registro dela, aos quatro anos, interpretando a canção Gotta go my way, de Vanessa Hudgens, trilha do filme infantojuvenil High School Musical 2, ao piano. 

Rebecca explica que quando Letícia pediu para se inscrever no programa, faltavam apenas três semanas para terminar o prazo, e todo o preparo teve que acontecer neste curto período. "Esse foi o tempo que ela teve de preparação com a professora de canto que contratamos pensando na gravação do vídeo. Também tivemos o apoio de um amigo para produzir o vídeo", revela.

Letícia - que é fã da MPB e pop rock nacional de nomes como Maria Rita, Caetano Veloso, Fernanda Takai, Tiago Iorc, Bieber e Maroon 5, além dos seus atuais técnicos Victor e Leo - conta que encanto pelo universo da música surgiu naturalmente, devido a uma intensa vivência família. "Meu pai adora música e escuta o tempo todo... No carro, em casa, no consultório. Também coloca pra gente brincar. Além disso, sempre participei das programações musicais do coral infantil da igreja. Acho que eu tinha uns dois anos na minha primeira apresentação. Então a música sempre foi muito presente no meu dia a dia. Eu mesma não paro de cantar. Até a tarefa de casa eu faço cantando!", conta empolgada. 

Quem acompanhou o programa provavelmente ficou encantado com a performance e visual meigo da criança, típicos da infância. Fator que, aliás, não passou despercebido e se mostrou decisivo para a decisão dos jurados. Na disputa, o músico Carlinhos Brown comparou a atitude doce de Letícia a outras crianças que imprimem jeito adulto à interpretação: "Letícia canta como criança, mas pronuncia com maturidade de quem presta atenção à língua portuguesa". Em sua apresentação, Letícia cantou uma versão em reggae da música O leãozinho, clássico de Caetano Veloso, que, revela, é uma de suas prediletas: "Eu gosto muito dessa música. Então coloquei no repertório que enviamos para o programa. O produtor musical criou essa versão em reggae, que achei muito legal e divertida!".
 
Confira o vídeo da audição:
 
 
 
A liberdade de escolhas e o apoio integral da família têm se mostrado fundamental para que se sinta mais à vontade no programa: também partiu dela a decisão sobre qual time ir caso avançasse na etapa. "Alguns dias antes de participar da gravação, ela me perguntou se podia escolher quem quisesse. Eu disse, ’claro! A gente está fazendo tudo isso por você! Então a escolha é sua'", conta sua mãe. "Desde que decidimos inscrevê-la no programa, buscamos incentivá-la a viver cada momento dando o melhor de si e sendo quem ela sempre foi", garante. 

E se por um lado Letícia está aproveitando a realização de seu sonho, do outro, há também a atenção dos pais para que ela não perca as suas características com a nova rotina de exposição midiática. "Para a criança é tudo muito lindo e mágico. Às vezes, pensamos que ela nem tem a exata noção do que conquistou", afirma sua mãe, que adianta que Letícia continua "a mesma menina doce, pura e carinhosa". 

Também por influência do pai, Paulo Gustavo, Letícia conheceu outra paixão que alia à música no dia a dia: os esportes. Além da rotina entre escolas, tarefas e apresentações, a menina de 9 anos recebe o incentivo para se dedicar às atividades, com uma preferência especial pelos esportes radicais: skate, patins, bicicleta, surf e kitesurfe. "Uma prática de esportes lhe dá uma sensação de prazer muito grande e eu acho que associar o esporte com a música tem tudo a ver", comenta Paulo no vídeo-perfil da garota na página oficial do programa. "Desde pequena, ela acompanha o pai nos esportes. Começou a andar de skate com 5 anos. No ano passado, começou a escolinha de surf e kitesurfe. Conseguiu pegar algumas ondas já na primeira aula", afirma Rebecca. 

Nas próximas semanas, o The Voice Kids segue com a fase de audições às cegas. Na edição do ano passado, cinco crianças pernambucanas foram classificadas para a competição. 
 
Acompanhe o Viver no Facebook



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL