Música Rec-Beat faz panorama da música afro-latina com nomes nacionais e internacionais Atrações da Bélgica, Cuba, Colômbia são os destaques do festival em sua terceira noite

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/02/2017 10:20 Atualizado em: 27/02/2017 10:22

Cubana radicada da França, La Dame Blanche une ritos afro-cubanos com as batidas do rap. Foto: Gregoire Bouquet/Divulgação
Cubana radicada da França, La Dame Blanche une ritos afro-cubanos com as batidas do rap. Foto: Gregoire Bouquet/Divulgação


O festival Rec-Beat chega ao terceiro dia de programação no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, nesta segunda-feira (27). A programação gratuita tem início às 15h, no Paço Alfândega, com o Recbitinho, voltado para crianças e suas famílias, e segue em frente ao espaço com apostas da música brasileira e internacional.

Confira a programação completa do Rec-Beat

Dando continuidade às atividades voltadas para o público infantil, o Cordel Animado e a Cia Fátima Freitas apresentam espetáculo em que cordel, música e teatro se unem para mostrar à criançada as danças populares do estado. Após o frevo, na tarde do domingo, o ritmo do caboclinhos embala a narrativa e transporta o público ao universo místico da cultura popular pernambucana.

Nome por trás da Superingosto, festa de rock e indie que anima a na noite recifense, o DJ Guilherme Gatis comanda as picapes do Rec-Beat nesta segunda. Na mesma linha em que discoteca nos inferninhos da cidade, o produtor tem um repertório de nomes como Pixies, David Bowie, Blur, New Order, Tame Impala, Unknow Mortal Orchestra e Warpaint para animar o público na abertura e intervalos dos shows.

Formada na Antuérpia, na Bélgica, a banda Dez Mona promove uma junção de jazz, gospel, música experimental e rock, sempre com muito drama. Desde que surgiram no cenário do world pop em 2005, eles conseguiram desenvolver uma forte personalidade ao apostar em shows com muita cor, performance e figurinos superproduzidos. Iniciando a carreira como um duo de voz e contrabaixo por Gregory Frateur e Nicolas Rombouts, logo se tornou um quarteto e passou a incluir mais orquestração e percussão nas apresentações. Os trabalhos mais conhecidos são A gentleman's agreement e a estreia, Pursued sinners, gravado dentro de uma igreja belga.



Pianista pernambucano de destaque nacional, Vitor Araújo apresenta no Rec-Beat o segundo disco: Levaguiã terê. No álbum, o artista explora pela primeira vez elementos eletrônicos e uma pesada sessão percussiva oriunda do candomblé. Para garantir a pegada pop experimental e os ritmos de matriz africana, ele conta, no palco, com uma formação de samples, synths e computadores.



A cubana Yaite Ramos Rodriguez, mais conhecida como La Dame Blanche, promete agitar a noite com uma mistura de hip hop, cumbia e reggae. Rapper com formação de cantora de jazz, ela é uma das mais inusitadas surpresas no cenário do rap mundial. Os shows invocam os poderes da Santeria, a tradicional religião afro-cubana, o que inclui fumar um tradicional cigarro antes de entrar no palco, flores brancas e colares ritualísticos. Blanche tem influência direta do pai, Jesus "Aguaje" Ramos, o trombonista e diretor artístico do Buena Vista Social Club.



Formada pelas cantoras trans Raquel Virgínia e Assucena Assucena e pelo músico Rafael Acerbi, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira se inspira nas musas Gal Costa e Amy Winehouse e em bandas como Clube da Esquina para celebrar a liberdade e o direito de cada um ser o que é na música. Donos de um som grave que destaca a voz firme das vocalistas, As Bahias... tratam de questões de gênero e espantam os males do machismo e da homofobia em suas letras.



Revelação da música instrumental colombiana, a banda Los Pirañas promete um encontro entre noise rock, trance, afrobeat tropical e psicodelia com ritmos tradicionais da América Latina. Entre os gêneros musicais tradicionais explorados, sofisticados ou relegados, como a música brega colombiana, estão a cumbia, chicha, vallenato, raspa e a champeta criolla. Numa sonoridade dançante e estridente, eles promovem uma renovação nos ritmos latinos, aproximando-os do pop e rock, sempre temperado com lisergia.



Confira a programação dos próximos dias de Rec-Beat 2017:

Segunda (27):
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Caboclinho)

19h30 - DJ Guilherme Gatis (PE)
20h - Dez Mona (Bélgica)
21h - Vitor Araújo (PE)
22h - La Dame Blanche (Cuba)
23h10 - As Bahias e a Cozinha Mineira (SP)
00h30 - Los Pirañas (Colombia)

Terça (28):
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Pierrô e Colombina)
16h - Recbitinho: Bandalelê e Bloco Balança Rolhinha
19h30 - DJ Bernardo Pinheiro (PA)
20h - Flaira Ferro & Wassab (PE)
21h - Quartabê (SP)
22h - Teto Preto (SP)
23h10 - Inna Modja (Mali)
00h30 - Jards Macalé (RJ)

SERVIÇO
3º dia de Festival Rec-Beat
Quando: segunda (27), a partir das 15h
Quanto: gratuito
Onde: Paço Alfândega e Cais da Alfândega, Bairro do Recife 
 
Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO6] 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL