Música Carnaval 2017: Rec-Beat anuncia programação completa Festival tem programação gratuita e acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro, no Cais da Alfândega

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/02/2017 13:20 Atualizado em: 20/02/2017 18:24

 (Jards Macalé, o Terno e a rapper cubana La Dame Blanche são alguns dos destaques do festival. Foto: Dulce Helfer, Gregoire Bouoquet e Marco Lafer/Divulgação)


Chegando a sua 22ª edição, o Festival Rec-Beat anunciou a programação completa nesta segunda-feira (20). Em sua grade, o evento promove uma celebração da diversidade musical através de diferentes linguagens, experimentações sonoras e inovações estéticas. Entre os destaques estão as apresentações de Jards Macalé, Rashid, O Terno e The Baggios, além de atrações internacionais do Chile, Colômbia, Argentina, Mali, Bélgica e Cuba. O Festival Rec-Beat acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro no Cais da Alfândega, durante os quatro dias do Carnaval no Recife, a programação é gratuita.

Seis bandas internacionais integram a grade do Rec-Beat neste ano: a rapper Inna Modja, que vem do Mali ao Recife, para apresentar apresenta uma conexão com as raízes africanas e letras que denunciam violência contra a mulher e injustiças sociais em seu país; a cantora cubana La Dame Blanche, unindo o som tradicional da ilha caribenha com rap, ragga e rock; a performática apresentação dos belgas O Dez Mona, em que o jazz, gospel e rock se encontram; o grupo colombiano Los Pirañas, cheio de referências do brega romântico dos anos 1960 e 70; os argentinos da Morbo y Mambo, conhecidos pela improvisação e experimentação do free jazz; e o hip hop dos Negros de Havar, atração chilena que une rimas sobre a realidade social do país com a forte tradição rítmica da salsa, cumbia, cha cha cha, merengue e bachata.

Para o idealizador e produtor do festival, Antonio Gutierrez (mais conhecido como Gutie), o Rec-Beat 2017 dá continuidade ao já consolidade conceito do palco: trazer um olhar mais atento às novidades que estão acontecendo em pernambuco, no Brasil e também em países que, muitas vezes, estão bem próximos, mas temos pouco conhecimento. "A gente percebe que existe um público que vai para o festival em busca dessa experiência diferenciada, que complementa essas emoções do carnaval. Ao mesmo tempo, há também uma galera mais velha que diz que se formou ouvindo o Rec-Beat", conta.

Um encontro de gerações que se reflete também na grade de programação: a cada ano o palco conta, ao menos, com um grande nome que faça um link entre o passado e o futuro. "Geralmente são artistas que tem uma importância histórica na música brasileira. Às vezes, essa importância não é tão evidente assim e acontece de uma forma mais subjetiva", argumenta o produtor. Em edições anteriores, o Rec-Beat contou com apresentações marcantes de medalhões da música brasileira como Luiz Melodia, João Donato e Naná Vasconcelos, atração do último ano.

Em 2017, Jards Macalé sobre ao palco do Cais da Alfândega para celebrar 50 anos de carreira no palco do Cais da Alfândega, em um show que traz sucessos como Vapor barato, Movimento dos barcos e novidades como a trilha que fez para Big jato, longa do cineasta pernambucano Cláudio Assis. "É engraçado que tem toda uma molecada que canta Vapor barato, e acha que é do Rappa", brinca Gutierrez. Composta por Jards Macalé e Waly Salomão, a música ganhou fama na voz de Gal Gosta, na década de 1970, depois ganhando uma releitura pela banda cariora.

Segundo o diretor e curador, a força da presença pernambucana - outro ponto de destaque - no evento acaba se tornando cíclica. O que tem muito a ver com a quantidade lançamentos e maturidade dos trabalhos locais, explica. No ano passado, mais da metade da grade foi composta por pernambucanos (13 das 23 atrações), agora, a música pernambucana da contemporaneidade é representada no festival pelos show de Vitor Araújo, apresentando seu recente disco, Levaguiã Terê; Wassab, banda formada por Juliano Holanda, Hugo Linns e Gilu Amaral com a cantora e dançarina Flaira Ferro; e a banda Marsa, mostrando o repertório de estreia de Circular Movimento, de forte inspiração tropicalista.

No processo curatorial, Gutierrez procura ter uma relação mais direta com os trabalhos. "Eu viajo muito à convite para feiras e convenções de música, e procuro acompanhar a evolução dos trabalhos, muitas vezes durante anos", revela. Foi o caso da banda Marsa, assistida pelo produtor no Festival de Inverno de Garanhus em 2015, de lá pra cá, manteve o olhar atento sobre o grupo: "Agora ela está no momento certo".

Outro caso semelhante é o da também pernambucana Flaira Ferro, que chamou a atenção pela forma que revisita o frevo em suas canções. "Eu queria muito que as pessoas ousassem mais no frevo, saíssem um pouco do engessamento do tradicionalismo. Eu queria encontrar o Piazolla (compositor argentino consagrado pelas inovações no tango) do frevo", brinca. 

Cada noite do festival contará com um DJ convidado discotecando na abertura e nos intervalos entre as bandas. Nesta ano, o DJ Rimas.INC, o rapper e produtor Gustavo Pontual, o paraense Bernardo Pinheiro e Guilherme Gatis comandam as pickups. Outro atrativo é a programação infantil do Recbitinho, realizado nos finais de tarde, no Paço Alfândega. Nele, os pequenos foliões vão poder curtir e se divertir com a Bandalelê, o bloco Balança Rolhinha e o Cordel Animado e Cia Fátima Freitas.

Confira a programação do Rec-Beat 2017:

Sábado, dia 25/02/17
20h - DJ Rimas.INC (PE)
21h - The Baggios (SE)
22h - Seu Pereira e Coletivo 401 (PB)
23h10 - O Terno (SP)
00h30 - ÀTTØØXXÁ (BA)

Domingo, dia 26/02/17
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Frevo)
19h30 - DJ Gustavo Pontual (PE)
20h - Marsa (PE) 
21h - Craca e Dani Nega (SP)
22h - Negros de Harvar (Chile)
23h10 - Rashid (SP)
00h30 - Morbo Y Mambo (Argentina)

 Segunda, dia 27/02/17
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Caboclinho)
19h30 - DJ Guilherme Gatis (PE)
20h - Dez Mona (Bélgica)
21h - Vitor Araújo (PE)
22h - La Dame Blanche (Cuba)
23h10 - As Bahias e a Cozinha Mineira (SP)
00h30 - Los Pirañas (Colombia)

Terça, dia 28/02/17
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Pierrô e Colombina)
16h - Recbitinho: Bandalelê e Bloco Balança Rolhinha
19h30 - DJ Bernardo Pinheiro (PA)
20h - Flaira Ferro & Wassab (PE)
21h - Quartabê (SP)
22h - Teto Preto (SP)
23h10 - Inna Modja (Mali)
00h30 - Jards Macalé (RJ)

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL