° / °

Viver
Carnaval 2017

Prefeitura se pronuncia após polêmica envolvendo grafite do Galo

Pronunciamento é realizado após receber duras críticas pela escolha do apresentador Flavio Barra para grafitar o Galo da Madrugada

Publicado: 16/02/2017 às 16:00

Flavio Barra e equipe durante a pintura do Galo gigantes. Foto: Marina Simões/DP/

Flavio Barra e equipe durante a pintura do Galo gigantes. Foto: Marina Simões/DP/

Flavio Barra e equipe durante a pintura do Galo gigantes. Foto: Marina Simões/DP

Após a repercussão negativa sobre a escolha do apresentador e artista plástico Flávio Barra para realizar a pintura o Galo da Madrugada - que neste ano tem como temática o grafite -, a Prefeitura do Recife, responsável pela confecção do mascote, se pronunciou através nota enviada via assessoria de imprensa. No texto, o órgão destaca ações voltadas para a arte urbana que vem realizando nos últimos três anos e afirma como objetivo "incluir e integrar essas expressões nas soluções urbanas na cidade". 

Confira as atrações do carnaval do Recife

Além do Galo da Madrugada, o Baile Municipal e os painéis espalhados pela cidade durante os dias de folia têm temática inspirada no grafite. O texto explica ainda que seis artistas, com trabalhos diferenciados, foram convocados para dar vida à missão de inspirar a decoração do carnaval: Karina Agra, Coletivo Vacilante, Bozó Bacamarte, Jota ZerOff, Galo de Souza e Manoel Quitério. Adelson Boris assina a arte do Baile Municipal. 

"A Prefeitura do Recife acredita que a arte urbana pode contribuir para a construção de espaços públicos vivos, pujantes e atrativos para moradores e turistas da cidade. Para tanto promove, desde 2014, uma série de ações cujo objetivo é incluir e integrar essas expressões nas soluções urbanas na cidade, como o Colorindo o Recife, o Salva Arte e o Projeto Mais Vida nos Morros. Além disso, a decoração do carnaval do Recife, maior ponto da expressão cultural e de visibilidade da cidade, este ano, foi completamente inspirada no grafite, que irá vestir a decoração da cidade, o Galo Gigante e o Baile Municipal. Ao longo deste período, 15 artistas, um coletivo e uma ONG do grafite fizeram intervenções na cidade", diz trecho do comunicado. O texto destaca individualmente ações da gestão municipal, como o painel do artista paulistano Eduardo Kobra, que grafitou a figura de Luiz Gonzaga na fachada da sede da Prefeitura do Recife, em 2015. 

A escolha de Flávio Barra para ornamentar o Galo tem sido bastante criticada por representantes de grupos dedicados à arte urbana, como o 33 Crew. Nesta quarta-feira, o coletivo publicou uma nota expressando insatisfação com a curadoria da prefeitura pelo convite ao apresentador: "precisava estar diretamente envolvida com a cena local, procurar opinião de outrxs produtorxs, curadorxs e até artistas, a fim de fazer uma escolha mais legítima". A discussão ganha força após o decreto do prefeito de São Paulo, João Doria, que ordenou a pintura dos grafites nas ruas da capital paulista.

Confira a nota da PCR na íntegra:

A Arte Urbana no Recife 
A Prefeitura do Recife acredita que a arte urbana pode contribuir para a construção de espaços públicos vivos, pujantes e atrativos para moradores e turistas da cidade. Para tanto promove, desde 2014, uma série de ações cujo objetivo é incluir e integrar essas expressões nas soluções urbanas na cidade, como o Colorindo o Recife, o Salva Arte e o Projeto Mais Vida nos Morros. Além disso, a decoração do Carnaval do Recife, maior ponto da expressão cultural e de visibilidade da cidade, este ano, foi completamente inspirada no grafite, que irá vestir a decoração da cidade, o Galo Gigante e o Baile Municipal. Ao longo deste período, quinze artistas, um coletivo e uma ONG do grafite fizeram intervenções na cidade.

Confira abaixo algumas destas ações
COLORINDO O RECIFE - Incentiva o grafite como política pública de revitalização de áreas urbanas e expansão do potencial turístico cultural da cidade. Iniciado em 2014, visa promover o embelezamento da cidade a partir da criação de verdadeiras galerias de arte urbana a céu aberto. Na primeira etapa do projeto, 16 muros da cidade foram estampados em parceria com A ONG Cores do Amanhã, de formação de jovens e inclusão social a partir do grafite. Os murais estão espalhados por toda a cidade: nos bairros do Ibura, Santo Amaro, Boa Viagem, Casa Amarela, Madalena, Cidade Universitária, Pina e Cordeiro.

SALVA ARTE - A segunda etapa do projeto ganhou o nome de Salva Arte, realizada em 2015, ao longo de toda a orla de Boa Viagem, onde foram grafitados os antigos postos de salva-vidas, que integram a paisagem da cidade desde 1940. As seis estruturas de concreto em estilo Art Déco ganharam a colorida intervenção dos artistas Glauber Arbos, Jota Zer0ff, Galo de Souza, Adelson Boris, Bozó Bacamarte e Nando Zevê, assumindo novamente protagonismo na orla.

PAINEL DE KOBRA - Também em 2015, quando a cidade celebrava seus 478 anos, a administração municipal estampou um grafite de 77 metros de altura, 8,20 de largura e 3,60 de profundidade de Luiz Gonzaga no prédio da Prefeitura do Recife. O mural, assinado pelo paulista Eduardo Kobra, foi o maior já grafitado numa fachada de prédio da América Latina.

SKATE PARK - Em 2016, uma das maiores e mais completas pistas de Skate do Nordeste foi inaugurada, com intervenções do Grupo Vacilante. O trabalho do grupo é caracterizado pela técnica mista, misturando spray, acrílica, canetas, colagens e stêncils, com excesso de informação e cores.

DECORAÇÃO DO CARNAVAL 2017 - Seis artistas, com trabalhos diferenciados, foram convocados para dar vida à missão de inspirar a decoração do Carnaval. São eles: Karina Agra, Coletivo Vacilante, Bozó Bacamarte, Jota ZerOff, Galo de Souza e Manoel Quitério. Para grafitar o Galo Gigante, foi convidado Flávio Barra e, no Municipal, a arte tem a assinatura de Adelson Boris.

Acompanhe o Viver no Facebook:




Mais de Viver