Artes visuais Iezu Kaeru e Eustáquio Neves realizam mostra fotográfica sobre futebol na Torre Malakoff Evento traz imagens de jogos e até projeção em tempo real onde o público pode bater pênalti

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 09/02/2017 17:10 Atualizado em: 09/02/2017 17:12

Iezu Kaeru foi a várias comunidades do Recife e Olinda, fotografou jogos em várias delas e ainda ensinou crianças e adolescentes a fazer suas próprias imagens. Crédito: Iezu Kaeru/Divulgação
Iezu Kaeru foi a várias comunidades do Recife e Olinda, fotografou jogos em várias delas e ainda ensinou crianças e adolescentes a fazer suas próprias imagens. Crédito: Iezu Kaeru/Divulgação


O futebol não é o esporte nacional por acaso. A facilidade nas regras e a sua capacidade de se adaptar às mais variadas circunstâncias fizeram seu sucesso no Brasil. O artista visual Iezu Kaeru e o fotógrafo mineiro Eustáquio Neves trabalharam em parceria para aproveitar essa vocação do país e realizam a exposição O jogo da bola, cuja abertura ocorre nesta quinta-feira, às 18h, na Torre Malakoff. O evento vai ter um mestre das embaixadinhas, uma barraca para consertos de bola e um cabeleireiro especializado no corte estilo jogador, para ilustrar alguns dos profissionais que, diretamente ou indiretamente, ganham seu sustento do futebol.

Confira o roteiro de exposições no Divirta-se

O primeiro andar do local foi ocupado com imagens feitas pelos dois artistas e instalações nas quais a fotografia e o audiovisual se complementam. De acordo com Iezu Kaeru, a ideia da mostra veio a partir de sua vivência fotografando campinhos de futebol no Recife. "Fotografo gente jogando bola há alguns anos. A estética da imagem e as relações humanas relacionadas a esse esporte sempre me atraíram. A partir daí, tive a ideia de chamar Eustáquio, que também tem um olhar sobre o tema desde 1993. O futebol joga com as probabilidades, os erros e os acertos. Queremos ver o projeto promover acesso e proporcionar mudança para essas pessoas do entorno dos campos".

A mostra, incentivada pelo Funcultura, é dividida em dois segmentos: Com Camisa e Sem Camisa. No primeiro módulo, são expostas 45 fotos realizadas tanto por Iezu quanto por integrantes de 20 comunidades, onde o artista ministrou aulas informais denominadas workchoques. "No futebol, você toma os ensinamentos para a vida e relaciona com outras coisas na sociedade. Ele é sim um meio no qual há machismo e homofobia. Não é meu papel simplesmente condenar aquelas pessoas, mas fazer com que a educação chegue por meio das perguntas e do aprendizado compartilhado. Quando as crianças ou adolescentes iam tirar as fotos, eu pedia para eles passarem as instruções dadas por mim para quem ia pegar na máquina depois".

Além das imagens, serão expostos os padrões dos times de futebol das comunidades visitadas, com nomes como Barcelombra F.C, AlKaida F.C, Fora de Forma F. C. e Desandados F.C. Na sala ao lado, estará a instalação Batch gol, desenvolvida tanto pelos fotógrafos da mostra quanto pela empresa Natura Bit. Nela, o visitante pode testar sua pontaria batendo um pênalti em direção a uma projeção em tempo real. Nela, há 53 variações de posições do goleiro Dida, morador do Coque. Até uma máquina de fliperama com jogos de futebol foi instalada lá.

Já na seção Sem Camisa, está uma instalação com 11 totens de acrílico ilustrados com fotos analógicas em preto e branco, tanto de Iezu quanto de Eustáquio Neves. O local  traz a atmosfera de um campo de futebol, tanto pela grama que forra o chão quanto pela paisagem sonora criada com sons de jogadores e da torcida das comunidades recifenses.

SERVIÇO
Exposição fotográfica O jogo da bola, de Iezu Kaeru e Eustáquio Neves
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife)
Abertura: 9 de fevereiro, às 18h
Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, das 15h às 18h e domingos, das 15h às 19h, até 19 de março
Quanto: gratuito
Informações: 3184-3180

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL