Diario de Pernambuco
Busca
Cultura Frevo completa 110 anos de vida com festas e shows gratuitos Gênero centenário é celebrado em toda a Região Metropolitana do Recife

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/02/2017 08:10 Atualizado em: 09/02/2017 14:22

No ano passado, foram 104 apresentações artísticas para a comemoração do dia especial. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
No ano passado, foram 104 apresentações artísticas para a comemoração do dia especial. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press


A programação comemorativa do Dia do Frevo inclui as cidades-irmãs Recife e Olinda, espaços por excelência do gênero, e pontos de Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Na capital pernambucana, as celebrações se concentram no Paço do Frevo, inaugurado há três anos e com um histórico de ações em defesa e de divulgação do ritmo - no ano passado, foram 104 apresentações artísticas. Às 9h, haverá música e poesia em café da manhã com a Orquestra de Frevo de Bloco e Canto-Coral e a Orquestra Acadêmica do Paço do Frevo (Praça do Arsenal, Recife Antigo).

Carnaval 2017: Divulgadas as atrações do carnaval do Recife

Em seguida, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concede ao Paço o certificado de centro de referência e lança o Dossiê de Candidatura, documento com o qual o frevo pleiteou e conseguiu se tornar patrimônio cultural imaterial brasileiro, há dez anos. A cerimônia conta com a presença do ministro da Cultura, Roberto Freire, do prefeito Geraldo Julio, da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e da presidente do Iphan, Kátia Borges. A partir das 14h, haverá a palestra Frevo, capoeira e passo, do escritor Reinaldo Oliveira, o lançamento das biografias de Claudionor Germano e Ademir Araújo (às 15h) e o encontro de estandartes, flabelos e bonecos (às 17h). Também hoje, às 18h, a Rádio Frei Caneca (105.5 FM) inaugura programação dedicada ao frevo.

Confira a programação:

Pátio de São Pedro
Os antigos carnavais são exaltados no acerto de marchas realizado a partir das 19h, com os seguintes blocos de pau e corda: Bloco Lírico Infantil Sonho e Fantasia, Bloco Carnavalesco Lírico Com Você no Coração, Bloco Folguedos de Surubim, Bloco Carnavalesco Damas e Valetes, Bloco Lírico Pierrot de São José.

Passistas
Grupos de passistas da Escola Municipal do Frevo Maestro Fernando Borges desfilam pelas ruas do bairro de São José às 17h. A concentração será na Praça do Carmo. Ao final da caminhada à base de frevo, haverá um aulão com a presença do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2017, Eduardo de Gomes e Bruna Barbosa.

Frevolinda
A cidade realiza o X Festival Frevolinda. Às 8h, haverá apresentação de passistas e orquestra em frente ao Grêmio Recreativo Escola de Samba do Preto Velho, no Alto da Sé, seguida de oficinas e concurso de dança às 15h. À noite, tem o primeiro concurso de frevo. Às 21h, o CD Frevolinda é lançado, com arrastão do Bloco do Frevo.

Galo
A Quinta do Galo se rende ao ritmo sob a condução de Maestro Spok (foto), com nações de maracatu, caboclinhos, passistas e blocos líricos. A festa na sede do Galo da Madrugada (Rua da Concórdia, 984, São José) começa às 20h. Ingressos: R$ 40 e R$ 200 (mesa para quatro pessoas). 3224-2899.

No ônibus
Os terminais integrados de passageiros situado nas cidades de Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes serão animados pelo som do frevo. Na Joana Bezerra e no Pelópidas Silveira, a festa será às 6h. Na Estação Central do Recife, às 12h. E, no terminal de Camaragibe e de Prazeres, às 18h.

Assista ao capítulo da série Ritmos Populares, transmitida ao vivo no Facebook do Diario:



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL