Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval Música Asa Branca é homenageada por escola de samba de São Paulo; veja os desfiles Hino nordestino será o tema da Dragões da Real, que busca o primeiro título de sua história

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/02/2017 20:00 Atualizado em: 24/02/2017 15:41

O enredo da escola Dragões da Real é uma espécie de releitura do clássico de Luiz Gonzaga. Foto: Dragões da Real/Divulgação
O enredo da escola Dragões da Real é uma espécie de releitura do clássico de Luiz Gonzaga. Foto: Dragões da Real/Divulgação


Neste sábado (25), a Globo transmite a segunda noite de desfiles das escolas de samba de São Paulo. A partir das 22h45, entram na avenida as agremiaçãos Mancha Verde, Unidos do Peruche, Império de Casa Verde, Dragões da Real, Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Sociedade Rosas de Ouro - cada desfile deve durar no mínimo 65 minutos e no máximo 80.

Campeã do grupo de Acesso no ano passado, a Mancha Verde vai homenagear os "Zés do Brasil". A escola, que nasceu como um bloco de torcedores do Palmeiras nos anos 1990 e estreou no Anhembi em 2000, vai dividir o desfile em quatro partes: na primeira, uma ala dedicada aos Josés de todas as religiões; na segunda, os Josés da história que ajudaram a construir o país, seguidos dos Josés do mundo das artes. Para finalizar, uma brincadeira com os ditos populares que citam algum Zé, como "zé mané" e "zé ninguém". A rainha de bateria da escola é Viviane Araújo.

A Unidos do Peruche vai homenagear Salvador com o enredo A Peruche no maior axé, exalta Salvador, cidade da Bahia, caldeirão de raças, cultura, fé e alegria. "É uma homenagem à cidade de Salvador que é a primeira cidade do país, o lugar da primeira família. Enfim, a primeira capital. Uma cidade cheia de lendas, mitos", explicou o carnavalesco Murilo Lobo em evento que anunciou o tema da escola. 

Atual campeã do carnaval de São Paulo, Império da Casa Verde aposta em um enredo sobre a paz para buscar a quarta vitória de sua história. A letra do tema, intitulado O império de uma nova era, diz: "Abra o coração / Faça o seu lindo gesto de amor / Justiça e igualdade / Plantando a semente da fraternidade / Assim há de brilhar um novo mundo".

Quando a Dragões da Real entrar na avenida, quem vai brilhar é o Nordeste. A escola, que busca seu primeiro título, vai homenagear o povo nordestino através de um dos seus maiores ícones - a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga. O enredo (Dragões canta Asa Branca) é uma espécie de releitura da música. "De tanto "oiá" o sol "queima" a terra / Feito fogueira de São João / Puxei o fole, embalado me inspirei / Aperreado coração aliviei / De joelhos para o pai, pedi / Com os olhos marejados, senti / Quanta tristeza brota desse chão rachado / Perdi meu gado, "farta" água para danar / "Eta" seca que castiga meu lugar / Vou me embora... seguir meu destino / Sou nordestino arretado, sim "sinhô", diz a letra. 

Maior campeã do carnaval paulistano, detentora de 15 títulos, a Vai-Vai escolheu o enredo No xirê do Anhembi, a Oxum mais bonita surgiu - Menininha, mãe da Bahia - Ialorixá do Brasil para homenagear Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha do Gantois. Ela é considerada uma das mais importantes divulgadoras do Candomblé no Brasil. 

A penúltima escola da noite, Nenê de Vila Matilde, escolheu Curitiba como tema, com o enredo Ópera de todos os povos, terra de todas as gentes, Curitiba de todos os sonhos. O objetivo da agremiação é retratar a história da capital paranaense e os aspectos que formam a identidade do local. A letra do tema musical se refere à cidade como "um imenso paraíso que a natureza abençoou".

A Sociedade Rosas de Ouro fecha a segunda noite de desfiles de São Paulo com o enredo Sente-se à mesa e saboreie, um passeio pelos grande banquetes da história da humanidade. A escola, que quer falar sobre a importância do convívio à mesa, terá uma ala de passistas plus size. No domingo (26), desfilam as escolas do Grupo de Acesso (Estrela do Terceiro Milênio, Leandro de Itaquera, Camisa Verde e Branco, Independente Tricolor, X9 Paulistana, Imperador do Ipiranga, Colorado do Brás e Pérola Negra) - na mesma noite, no entanto, a Globo transmite a primeira etapa do carnaval do Rio de Janeiro.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL