Fundaj Cinema da Fundação deverá ter sessões com acessibilidade em breve Novidade foi anunciada pela coordenadora recém-empossada, Ana Farache

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 13/02/2017 19:46 Atualizado em: 13/02/2017 20:50

Ana Farache substitui vaga ocupada anteriormente pelo cineasta Kleber Mendonça Filho. Foto: Raphael Monteiro/MEC
Ana Farache substitui vaga ocupada anteriormente pelo cineasta Kleber Mendonça Filho. Foto: Raphael Monteiro/MEC


Empossada nesta segunda-feira como coordenadora do Cinema da Fundação/Museu, a jornalista Ana Farache anunciou que uma das primeiras ações para o espaço será o oferecimento de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva. A gestora prevê que as sessões passem a contar com a modalidade ainda neste primeiro semestre, provavelmente a partir de abril.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

A proposta está em conformidade com a Instrução Normativa 128/2016 da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que estipulou prazo de dois anos para as salas de exibição brasileiras passarem a oferecer recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva em sessões comerciais.

"A princípio, estamos mantendo a boa programação", diz Farache sobre o primeiro momento à frente do Cinema da Fundação. Antes da posse, a coordenadora já vinha realizando reuniões com a equipe e o novo curador da programação, o jornalista Ernesto Barros, a fim de se inteirar sobre o cargo e definir futuras ações.

"São projetos que visam ampliar o leque do cinema em termos de acessibilidade, de público e na área de educação", explica, sem detalhar. A coordenadora espera anunciar novidades após o carnaval, quando espera já ter discutido e definido as próximas atividades das salas.

A coordenadora do setor também garante que a sala do Cinema da Fundação do Derby, no Edifício Ulysses Pernambucano, voltará a funcionar até o fim ano. Inicialmente, a conclusão da reforma no prédio estava prevista para o primeiro trimestre de 2017.

CULTURA – Nesta segunda-feira, a Fundação Joaquim Nabuco formalizou também a cessão do Casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães ao Ministério da Cultura. A edificação, instalada ao lado do Museu do Homem do Nordeste, na Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, abrigará a representação regional do MinC nos próximos dois anos. O termo de cessão foi assinado pelos ministros da Educação e da Cultura, Mendonça Filho e Roberto Freire.

A representação regional do Nordeste atualmente funciona em um edifício cedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife. A mudança para o Casarão deve ocorrer em breve, após obras para adequação do espaço.

Curta a página do Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL