Programação Carnaval 2017: Olinda terá polo gospel, LGBT e corte no orçamento Abertura terá show de Alceu Valença e cortejo com blocos tradicionais na quinta-feira

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/02/2017 17:40 Atualizado em: 07/02/2017 18:11

A grande novidade será a abertura, no 23 de fevereiro (quinta-feira), com cortejo de blocos como Pitombeira, O Elefante de Olinda, Homem da Meia Noite, Maracatus Leão Coroado e Piaba de Ouro e bonecos gigantes. Foto: Blenda Souto Maior/DP/
A grande novidade será a abertura, no 23 de fevereiro (quinta-feira), com cortejo de blocos como Pitombeira, O Elefante de Olinda, Homem da Meia Noite, Maracatus Leão Coroado e Piaba de Ouro e bonecos gigantes. Foto: Blenda Souto Maior/DP/

Apesar de determinar uma redução dos investimentos dos cofres públicos para o carnaval 2017 pela metade, a prefeitura de Olinda garantiu que vai manter a programação robusta, a mesma quantidade de polos espalhados pela cidade e todo o glamour que a festa merece. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (7), no Palácio dos Governadores, o prefeito Professor Lupércio e o secretário de patrimônio e cultura Afonso Oliveira anunciaram o tema deste ano, Essa alegria tem história, que celebra os 35 anos que a cidade histórica foi considerada patrimônio mundial pela Unesco.

A festa ganhou ainda um jingle assinado pelo grupo Quinteto Violado e arranjo do maestro Oséias. Os homenageados da folia serão o cantor, compositor e arranjador Erasto Vasconcelos, morto em 2016, e o presidente do bloco do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho Alves. "Falaram que vamos acabar com o carnaval de Olinda. Pelo contrário, com muita responsabilidade e esforços teremos o melhor carnaval que a cidade já viu", prometeu o prefeito. Os gastos com o carnaval no ano passado foram de R$ 6 milhões (2016). A gestão atual planeja reduzir o custo dos cofres públicos pela metade. "Vamos nos concentrar na captação de recursos e patrocínios para equalizar os valores", explicou o vice Márcio Botelho. 

A grande novidade será a abertura, marcada para o dia 23 de fevereiro (quinta-feira), que terá como atração o cantor e compositor Alceu Valença. Em vez do Fortim do Queijo, polo tradicional das apresentações musicais, um palco será montado em frente à sede da prefeitura apenas para esta ocasião. O primeiro dia de folia oficial terá início às 16h, com concentração de blocos tradicionais como Pitombeira, O Elefante de Olinda, Homem da Meia Noite, Maracatus Leão Coroado e Piaba de Ouro, os bonecos gigantes e ainda a presença do Galo da Madrugada no Largo do Amparo. O arrastão sairá às 18h em direção à prefeitura e vai passar pelas Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira e São Bento. Às 22h30 haverá o show de Alceu Valença. O cantor pernambucano também fará um show no polo Bajado, em Rio Doce, no sábado de carnaval.

Ao apresentar o desenho planejado para a folia momesca, o secretário de patrimônio e cultura Afonso Oliveira explicou que manteve os dez polos oficiais, incluindo o Polo Gospel e mais três polos da cidadania. São eles o da Folia cidadã, instalado na Biblioteca Municipal, o da Acessibilidade (Praça da Preguiça), onde a estrutura vai receber desfiles de grupos da cultura popular e o Polo LGBT, na Rua 13 de maio. Neste último estão previstas ações coordenadas pela secretaria de Direitos humanos de conscientização contra a homofobia.

Outra novidade anunciada pela prefeitura é a implementação de um site (carnaval.olinda.pe.gov.br) e aplicativo para facilitar o acesso dos foliões à programação do carnaval. Visando atender a grande presença de turista na época, o app exibirá as informações em três idiomas (português, inglês e espanhol) e será disponibilizado paras as plataformas iOS e Android.

Segurança
A prefeitura afirma que vem promovendo reuniões de monitoramento para garantir a segurança dos foliões. Medidas de prevenção serão tomadas para minimizar os problemas com a violência na cidade histórica. Até agora, foi proibido a comercialização de bebidas em vasilhames de vidro próximo aos polos de folia. Unidades vão fiscalizar e substituir garrafas de vidro por recipientes de plástico.

Decoração
A decoração das ruas e ladeiras serão assinadas pelo artista plástico João Andrade. Os polos de folia ganharam os nomes de grandes mestres que contribuíram para a cultura e carnaval da cidade como Selma do Coco, Maestro Duda de Olinda, Lula Gonzaga, Erasto Vasconcelos e Bajado.

Parceria
Este ano o Homem da Meia Noite e o Galo da Madrugada firmaram parceria. O Galo fará parte da abertura do carnaval de Olinda (quinta-feira) e o boneco gigante do Homem da Meia Noite estará presente no sábado de Zé Pereira no palácio Enéas Freire, no bairro de São José.

Confira os polos oficiais do carnaval de Olinda:

Luiz Adolpho, no Fortim (diversidade musical e convidados)

Erasto Vasconcelos, na Praça do Jacaré (cena Pernambucana)

Palco Luiz de França, no Varadouro (maracatu e caboclinhos)

Luiz Gonzaga, no Largo Guadalupe (capoeira, cinema, coco, afoxé e samba)

Selma do Coco, no Carmo (coco e ciranda)

Bajado, em Rio Doce (cultura popular)

Polo Maestro Duda, na 12 de Março (bailes de frevo)

Auristela Freire, em Salgadinho (cultura popular)

LGBT, na Rua 13 de Maio

Gospel, na Av Presidente Kennedy

Saudando o Homem da Meia-Noite, no Bonsucesso

Ulisses Dornelas, na Praça da Preguiça (infantil)

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL