Televisão Sexo, farra e bebida tomam conta dos realities de TV para os jovens Programas apostam na fórmula gente sarada e muito álcool para fisgar o público

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/01/2017 07:57 Atualizado em: 30/01/2017 15:27

De férias com o ex: corpos sarados e volúpia em alta. Foto: MTV/Divulgação
De férias com o ex: corpos sarados e volúpia em alta. Foto: MTV/Divulgação


Jovens confinados em uma casa durante um mês, excessivo consumo de bebidas alcoólicas, desapego a relacionamentos e sexo livre e com vários parceiros. Entre versões internacionais ou brasileiras, os elementos são explorados repetidas vezes na atual MTV. Há quase quatro anos na TV por assinatura, o canal se reinventou e adaptou formatos de programas internacionais com foco no envolvimento de pessoas. Além de Deu match e Papito in love, há o De férias com o ex, ainda sem confirmação de segunda temporada, e o Are you the one?, cuja terceira estreia estreou no domingo (29).

O direcionamento reflete a estratégia da MTV internacional. Para os saudosos do antigo canal, ainda há espaço para programação musical, como a faixa MTV hits, mas não é o elemento central. "O (gênero) reality tem se desenvolvido muito bem, porque reflete muito a nossa audiência. São séries que retratam a realidade comportamental do jovem", esclarece Elisa Chalfon, diretora de produção da Viacom Brasil, responsável pela MTV. Desde os primórdios do canal na TV aberta, o objetivo era se comunicar com os jovens. As transformações são sustentadas pelo mesmo propósito.

Os programas são abastecidos por pegação, conflitos, intrigas, amor, entrega e sexo. Mas nada é "forçado", de acordo com a diretora. "A gente não vulgariza em nenhum momento. Muita coisa que acontece, a gente nem coloca. Só coloca o que for pertinente", pontua. "O jovem hoje se expõe mais. Ele é mais ousado. Os programas refletem tudo isso de forma muito verdadeira", ratifica Elisa. Sem mencionar números, a diretora revela que realities como Are you the one? têm obtido sucesso comercial e de audiência.

O Big brother Brasil é o reality show mais longevo da TV aberta brasileira. Em boa parte das temporadas, os casais formados ao longo do confinamento eram protagonistas dos programas, característica batida nas temporadas atuais. Em sua 17ª edição, a produção eliminou o critério de escolha a partir do padrão de beleza difundido pela mídia - ou seja, homens e mulheres com corpos esculturais - e apostou em um elenco com variedade de estilos, etnias e idade. A Band anunciou a edição do reality First date, reality de namoro às cegas com previsão de estreia em abril. O programa simula encontro entre pessoas às escondidas.

No caminho oposto, seguem programas como Are you the one? e Dé férias com o ex, nos quais pessoas jovens, livres e parecidas são reunidas nos programas. O elenco é tão padronizado, que há até repetição de participantes. O empresário André Coelho, de 29 anos, já esteve em três atrações do gênero: dois da MTV e na Casa de vidro do reality global.

Are you the one? tem pegação à vontade. Foto: MTV/Divulgação
Are you the one? tem pegação à vontade. Foto: MTV/Divulgação


A mudança no perfil de programas demanda um questionamento até sobre a sigla do canal, que diz Music Television. Alguns já ensaiam uma troca por "milênio" em referência à atual geração. "A nova MTV é bem pragmática e identificou um nicho de programas que essa garotada parece gostar”, observa Zico Góes, autor do livro MTV, bota essa P#@% pra funcionar!, que atuou como diretor de programação ao longo de 20 anos na ex-emissora da TV aberta. Quando o sinal era acessível sem cobrança, os programas com esse perfil eram exceções, mas marcantes - como esquecer de Fica comigo, Beija sapo e 20 e poucos anos?. "Acho que talvez a MTV arrisque ser percebida só como um canal com esse tipo de programa. Eles podem pecar por reforçar essa percepção. A MTV nova tem outras coisas que não são só isso", comenta Góes.

Na percepção do ex-diretor, a MTV internacional identificou um nicho de programas que o público jovem parece gostar, mas que tem riscos. "Se eles continuarem só com reality show de namoro, talvez gere desgaste. Sei da capacidade de renovação da empresa, de olhar para si e se criticar", pondera.

+ Explícito
No caso de De férias com o ex, o programa foi além de reunir antigos casais em uma mansão em Pipa, no Rio Grande do Norte. Um episódio, exibido no ano passado, mostrou dois casais transando no mesmo quarto. Um participante exibiu o pênis e pediu para a colega fazer sexo oral nele. Ela recusou e saiu do quarto. Ainda não há segunda temporada definida.

Excesso
Os exageros fazem parte do Are you the one?. Durante 30 dias de confinamento, 20 pessoas - dez homens e dez mulheres, consumiram mil litros de bebidas alcoólicas, como cervejas, vinhos, vodka, espumante, ice, uísque e saquê. Outros números chamaram a atenção: dois mil ovos, 90 kg de frango, 300 pacotes de biscoito, 200 rolos de papel higiênico, 49 preservativos e 46 litros de açaí.


Felipe Titto está à frente do Are you the one no Brasil. Foto: MTV/Divulgação
Felipe Titto está à frente do Are you the one no Brasil. Foto: MTV/Divulgação


ENTREVISTA - Felipe Titto, apresentador do Are you the one?

O que pode adiantar da nova temporada do Are you the one?
As gravações foram em uma casa gigantesca em Trancoso (BA). Gerou muito conteúdo. Eles se entregaram, brigaram, teve muito amor e muita briga. As provas e passeios foram legais. Não posso adiantar muita coisa. Só posso dizer que foram muito intensos.

Acha que programas como Are you the one? e De férias com o ex refletem um padrão de relacionamento entre os brasileiros?
Não é um padrão de relacionamento. O programa reflete uma revolução de televisão, onde a internet tem uma potência maior. A gente não é mais arcaico. O segredo é dar ao público o que ele quer assistir. As pessoas estão mais desapegadas mesmo. As mulheres estão mais atrás dos direitos. Eu achava que era um público muito específico, mas já quebrei esse parâmetro. Não tem idade nem tipo de público. Sou abordado por diferentes tipos de pessoas nas ruas, com idade e classes diferentes.

Como analisa esse interesse da MTV em investir em programas do gênero?
Acho que não é o fato de relacionamento. O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome reality show. O Are you the one? não é um programa barato. Claro que é o dinheiro. A gente pega um programa como o BBB, que está na 17ª temporada. Mesmo repetitivo, sendo bom, é bom. Você sabe reinventar o próprio prato, a cada temporada são participantes novos em outra praia. Espero que o programa dure 15 anos.

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