Carnaval 2017 Prefeitura de Olinda fechará Fortim do Queijo para prévias pagas Interdição do Clube Atlântico fez com que administração do município realocasse eventos privados para o espaço público, principal palco de shows gratuitos no Carnaval da cidade

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/01/2017 12:20 Atualizado em: 20/01/2017 12:24

A prévia do Bloco Hoje a Mangueira Entra é um dos eventos realocados para a Praça do Fortim. Foto: Larissa Nunes/Divulgação
A prévia do Bloco Hoje a Mangueira Entra é um dos eventos realocados para a Praça do Fortim. Foto: Larissa Nunes/Divulgação


Depois da interditação do Clube Atlântico de Olinda, no início do mês, a prefeitura da cidade cedeu a Praça do Fortim, conhecida como Fortim do Queijo, para a realização de prévias pagas que estavam marcadas na tradicional casa shows. O espaço público, principal palco de apresentações e atrações gratuitas durante o carnaval, foi adaptado às festas privadas que irão ocorrer lá.

Confira o roteiro de shows e prévias no Divirta-se


O embargo foi feita pelo Corpo de Bombeiros tomando como base a situação estrutural do local, que não forneceria segurança suficiente em casos de emergência para abrigar eventos de grande porte durante os festejos de Momo. De acordo com a Prefeitura de Olinda, a realocação das prévias pagas para um espaço público encontra respaldo na legislação do Carnaval e tem como objetivo não atrapalhar o calendário de festas da cidade.

"A Prefeitura de Olinda informa que desde a interdição do Clube Atlântico pelo Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Patrimônio e Cultura (SEPAC) se preocupou em ceder um outro espaço onde os eventos já agendados no calendário do clube pudessem ocorrer, buscando assim não interferir no cronograma cultural da cidade. Por isso, a SEPAC, ancorada na legislação do Carnaval, identificou a Praça do Fortim para a realização de eventos. A adaptação do local para as prévias está sendo realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros", diz o comunicado enviado ao Viver.

A lei nº 5.306, de 21 de dezembro de 2001, prevê que o Poder Executivo tem o direito de ceder áreas públicas como forma de apoio a agremiações que realizem eventos em Olinda há, no mínimo, três anos. "As agremiações carnavalescas com mais de 3 (três) anos de funcionamento, devidamente documentadas, e que há, no mínimo 3 (três) anos consecutivos venham se apresentando no Carnaval Olindense, poderão receber apoio e incentivo do Poder executivo Municipal, recebendo subvenções ou outra forma de apoio que lhes possibilite captar recursos para custeio das despesas com desfile e apresentação", diz o artigo 7º.

"Excepcionalmente poderá o Poder Executivo ceder área pública, ainda que de uso comum para, em dia e horário previamente determinados, a agremiação cessionária fazer realizar evento visando captar recursos para custeio das despesas com o Carnaval", continua a determinação, que vai contemplar uma série de eventos.

As prévias
O Baile da Macuca, marcado para este sábado (21), era uma das festas programadas para ocorrer no Clube Atlântico com shows de Academia da da Berlinda, Forrólindense, DJ 440 e Cortejo do Boi com a Orquestra do Maestro Oséas. O evento, com ingressos que custam entre R$ 40 e R$ 80, foi realocado para o Fortim.
Mesma coisa ocorreu com Ceroula de Olinda, no domingo (22), com shows de Pixote, Bolsa de Madame e outras atrações. A prévia do bloco Hoje a Mangueira Entra, a ser realizada no dia 28 de janeiro, foi outro evento que sofreu mudança no local. Entre as atrações, o cantor Eddie, Samba Verde e Rosa, Cris Galvão e Nosso Samba é Assim.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL