Televisão Estreia da minissérie Dois Irmãos impacta com belas cenas e boas atuações Três episódios da produção estão disponíveis no Globo Play

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/01/2017 10:50 Atualizado em: 10/01/2017 14:33

Juliana Paes vive uma mãe que não consegue controlar a predileção por um dos filhos. Foto: Gshow/Reprodução
Juliana Paes vive uma mãe que não consegue controlar a predileção por um dos filhos. Foto: Gshow/Reprodução

Com três dos dez episódios disponíveis no Globo Play, a minissérie Dois irmãos apresenta um formato diferente da teledramaturgia predominante da emissora. O primeiro capítulo, exibido nessa segunda-feira (9), foi introduzido por belas imagens acompanhadas pela narração envolvente do pernambucano Irandhir Santos (O som ao redor, Aquarius). O texto falado por Irandhir é intercalado por depoimentos de Halim, na pele de Antonio Fagundes, em idade mais avançada. Juntos, eles contam a história do casal Halim e Zana, dos gêmeos Omar e Yakub e da caçula Rânia, família de imigrantes libaneses que se instalaram em Manaus.

Dirigida por Luiz Fernando Carvalho (Meu pedacinho de chão, Velho Chico), A minissérie é uma adaptação do livro homônimo de Milton Hatoum assinada por Maria Camargo. Assim como fez em produções anteriores, a exemplo da novela Velho Chico (2016), Carvalho oferece uma leitura cinematográfica na idealização do projeto. A trama pouco veloz, natureza explorada, planos cinematográficos e demorados, cenas com poucos diálogos são algumas características não muito comuns em televisão e presentes em Dois irmãos.

Repleta de mágoas e conflitos familiares, a trama retrata a preferência de Zana, personagem de Juliana Paes (adulta) e Gabriela Mustafá, por um dos gêmeos, o fio condutor da obra. Yakub se sente renegado. Logo nas primeiras cenas, é possível perceber como o filho questiona e sofre com a predileção. O cenário incita uma rivalidade entre os filhos. Na primeira fase, Juliana Paes e Antônio Calloni interpretam Halim e Zana em performances impactantes. Os gêmeos são Lorenzo e Enrico Rocha. A devoção de Zana por Omar é tão intensa que parece incestuosa.

Personagem de Irandhir Santos, Nael é o narrador da história e filho da índia Domingas, a babá e a empregada da casa. No clã, ele também é filho bastardo de um dos gêmeos. Após a passagem do tempo, os personagens principais serão vividos por Antonio Fagundes, Eliane Giardini e Cauã Reymond - na pele dos gêmeos, que ainda serão vividos por Matheus Abreu.

Gravada no primeiro semestre de 2015, a produção estreou nesta segunda-feira com 21,5 pontos de média na audiência. A minissérie é exibida de segunda a sexta-feira, após A lei do amor.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL