Diario de Pernambuco
Busca
Literatura Empoderamento bate política e sexo e é a palavra mais buscada de 2016 no dicionário Termo utilizado por movimentos feministas tem sua criação atribuída ao educador Paulo Freire

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/01/2017 19:36 Atualizado em: 02/01/2017 18:37

Termos como microcefalia e racismo também constam na lista. Foto: Reprodução
Termos como microcefalia e racismo também constam na lista. Foto: Reprodução


A palavra mais buscada no Dicionário Aurélio em 2016, de acordo com levantamento da editora Positivo, foi "empoderamento", termo usado principalmente dentro de movimentos feministas. Em seguida, configuram os termos "política" e "sexo".

Empoderamento é considerada um neologismo - palavra ou expressão criada a partir de outras já existentes - e tem origem do inglês, empowerment. Sua criação é atribuída ao educador brasileiro Paulo Freire e consta no Dicionário Aurélio como "ato ou efeito de empoderar ou empoderar-se".

Na lista, aparecem ainda termos como "racismo" e "microcefalia", em quarto e quinto lugares, respectivamente. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º de janeiro e 14 de dezembro de 2016 e leva em consideração buscas realizadas nas ferramentas da editora, que atingem mais de 2 milhões de estudantes de redes particulares e públicas no Brasil.

Confira a lista completa das palavras mais buscadas no dicionário Aurélio em 2016:

1. Empoderamento 
2. Política 
3. Sexo 
4. Racismo 
5. Microcefalia 
6. Restinga 
7. Contradição 
8. Amor 
9. Verbete 
10. Mitologia

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL