Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Abaixo-assinado pede permanência de Luiz Joaquim como coordenador de cinema da Fundaj Documento foi redigido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e pede para a instituição reavaliar a substituição do jornalista por Ana Farache

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/01/2017 18:20 Atualizado em: 20/01/2017 18:25

Luiz Joaquim trabalha na programação do Cinema da Fundação desde 2001 e assumiu o cargo de coordenador interino de cinema na Fundaj em outubro de 2016. Crédito: Laís Telles/Especial para o DP
Luiz Joaquim trabalha na programação do Cinema da Fundação desde 2001 e assumiu o cargo de coordenador interino de cinema na Fundaj em outubro de 2016. Crédito: Laís Telles/Especial para o DP

A nomeação da jornalista e fotógrafa Ana Farache como coordenadora de cinema da Fundação Joaquim Nabuco no lugar do jornalista e crítico Luiz Joaquim, na instituição desde 2001, causou polêmica ao longo desta semana e a celeuma ganha um novo capítulo com um abaixo-assinado que passou a circular na internet nesta sexta. O cargo, que inclui cuidar da programação do Cinema da Fundação e do Cinema do Museu, foi ocupado por quase dez anos por Kleber Mendonça Filho e, com a saída dele em outubro passado, foi passado de forma interina para Luiz Joaquim. A expectativa, não confirmada, era a de que ele fosse confirmado no posto.

O documento, elaborado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), ressalta a contribuição de Luiz Joaquim como programador ao longo de uma década e meia e pede uma reavaliação da decisão tomada pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Ministério da Educação, ao qual o órgão é vinculado. "Não se trata de defender interesses de um associado em detrimento da pessoa indicada pelo MEC / Fundaj, a fotógrafa e produtora Ana Farache, a quem recohecemos pela forte atuação cultural (...) o que nos mobiliza é a defesa de um projeto de exibição referencial protagonizado por dois profissionais formados na crítica".

O presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti, justificou sua escolha em matéria publicada em primeira mão pelo Diario de Pernambuco na última segunda-feira, afirmando que conta com a sensibilidade de Ana Farache para dar prosseguimento ao programa institucional da Fundação. "Ela é uma pessoa competente, ligada à área. Luiz Joaquim é da casa, fez escola com Kleber e é uma pessoa que tem contribuído muito. A ideia é fortalecer as atividades do cinema". Perguntado sobre o porque de Luiz Joaquim não ter sido efetivado na coordenação, a resposta foi: "estas são questões internas da instituição".

Outra mudança de cargo que passou a causar questionamentos nas redes sociais foi a posse de Alberto Pires de Castro Neto como coordenador de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco, publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de outubro do ano passado. O Diario procurou a Fundação Joaquim Nabuco na tarde desta sexta para saber se a instituição faria mais algum pronunciamento sobre as duas nomeações, mas ainda não obteve resposta.

Leia a carta da Abraccine na íntegra:

Ao Ministro da Educação Mendonça Filho

Ao Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Otávio Cavalcanti

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema lamenta a falta de reconhecimento institucional por parte da Fundação Joaquim Nabuco com relação ao crítico pernambucano Luiz Joaquim, que desde 2001 trabalha como programador e coordenador de cinema desta autarquia ligada ao Ministério da Educação, com sede no Recife. No início desta semana, tornou-se público que, após 16 anos de dedicação e experiência, Luiz Joaquim não ocupará o cargo de chefia que já vinha exercendo interinamente desde outubro, quando Kleber Mendonça Filho pediu demissão. A decisão surpreendeu profissionais do setor e a comunidade cinéfila como um todo.

Cabe aqui deixar claro que não se trata de defender interesses de um associado em detrimento da pessoa indicada pelo MEC / Fundaj, a fotógrafa e produtora Ana Farache, a quem recohecemos pela forte atuação cultural. Tampouco pretendemos questionar os mecanismos internos de funcionamento da instituição.

O que nos mobiliza é a defesa de um projeto de exibição referencial protagonizado por dois profissionais formados na crítica, tendo em vista a desvalorização e redução de tais espaços, tanto na imprensa quanto na programação de salas. Neste sentido gostaríamos de destacar o excelente trabalho realizado por Luiz Joaquim, que atuou de maneira fundamental para que o Cinema da Fundação se tornasse uma referência nacional em qualidade técnica, de programação e formação de público.

Estamos cientes de que a escolha da pessoa que irá exercer o cargo é de competência da Fundação Joaquim Nabuco, mas gostaríamos de reforçar que essa escolha, da maneira como foi tomada, ameaça a continuidade de um projeto central para o estímulo e renovação da cultura cinematográfica no Recife, comprometendo um ambiente favorável a novos criticos e realizadores de destaque no Brasil e no exterior.

Assim sendo, a Abraccine convida a todos para assinar esta petição, que solicita uma reavaliação por parte da presidência da Fundaj no sentido de que o comando deste importante espaço cinéfilo seja definido de forma transparente e democrática, em consonância com a sociedade e representantes do segmento audiovisual.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL