Música Macuca no Mundo: festival tem shows de JuanaFé, Cidadão Instigado, Karina Buhr, Eddie e outras atrações Evento ocorre Poço Comprido, no município agrestino de Correntes, de sexta a domingo e também conta com oficinas

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/12/2016 18:54 Atualizado em: 02/12/2016 17:37

Banda JuanaFé é uma das atrações do festival. Foto: Macuca do Mundo/Divulgacao
Banda JuanaFé é uma das atrações do festival. Foto: Macuca do Mundo/Divulgacao


A paisagem bucólica repousada no povoado de Poço Comprido, no município agrestino de Correntes, recebe no fim de semana uma série de atividades culturais, da música às artes plásticas, para marcar o festival Macuca no Mundo, promovido pelo selo Rec-Beat. A área com oferta precária de energia elétrica, sem acesso de qualidade à TV e à infraestrutura típica dos centros urbanos, sedia shows de artistas internacionais, nacionais e locais, como Juana Fé (Chile), Cidadão Instigado, Karina Buhr, Eddie e Juliano Holanda, além de apresentações ligadas à cultura popular, como o Coco Raízes de Arcoverde. Os eventos no Sítio da Macuca precedem o tradicional cortejo do Boi da Macuca, no domingo, folguedo popular sobre uma figura mítica da região cultuado desde 1989.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

A programação será aberta, nesta sexta-feira (2), pela peça Billie Holiday, a canção, narrativa sobre o período de internamento hospitalar da personagem principal após diagnóstico de cirrose provocada por excesso de álcool. O monólogo é estrelado pela atriz Tânia Maria, em texto elaborado pelo poeta sergipano Hunald de Alencar. A música toma conta do evento em seguida. A partir das 21h, apresentam-se em sequência Freveberibe (trio de música instrumental cujas obras releem ritmos pernambucanos), Isadora Melo com Juliano Holanda, dois músicos da cena local do estado, Karina Buhr, roqueira baiana radicada em Pernambuco, e a Banda Eddie, nascida e embalada nas ladeiras de Olinda.

As atividades de amanhã começam às 13h30, com oficinas de fotografia e percussão, conduzidas por Costa Neto e Gilú Amara, respectivamente. Às 16h, está marcada uma mesa de poesia, evento seguido pelos versos eletrônicos de Lira (às 18h30), ex-Cordel do Fogo Encantado. Ele faz um recital ao lado do músico Neilton Carvalho, guitarrista da banda Devotos, marcado pela mistura de versos improvisados na hora com elementos previamente gravados. Estrofes de poetas populares nordestinos, como Pinto do Monteiro e Manoel Filó, serão articulados a composições de nomes consagrados, como João Cabral de Melo Neto. O envolvimento com o trabalho do autor de Morte e vida Severina se repete na participação de Lira no projeto desenvolvido pela coreógrafa Deborah Colker e pelo cineasta Cláudio Assis, através do qual os versos de Cão sem plumas embasam um espetáculo coreográfico sobre o Rio Capibaribe. A Coutto Orchestra (às 19h40) e Coco Raízes de Arcoverde (às 21h) se apresentam depois.

Os cearenses do Cidadão Instigado (às 22h20) tocam músicas dos 20 anos de carreira, com destaque para Fortaleza, o álbum mais recente. O grupo chileno Juana Fé (à 0h) estreia show em Pernambuco com a sonoridade latina, à base de rumba e ska. A programação será encerrada pelo pernambucano Siba (à 1h20), cujo repertório bebe do novo disco, De baile solto.
O domingo começa com aulas de pintura artística ministradas por Cris Malta (às 10h) e se encerra com o cortejo do Boi da Macuca, ambientado pela música da Orquestra de Frevo do Maestro Oséas, pelo povoado de Poço Comprido. O preço dos ingressos varia de acordo com os dias pretendidos (de R$ 50 a R$ 110) e estão à venda em sympla.com.br. O site também oferece pacotes com opções de transporte e hospedagem na região.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL