Diario de Pernambuco
Busca
Literatura Livros interativos para começar o ano novo Listas, diários ou agendas. São várias as opções para iniciar 2017 com muitos planos

Por: Bárbara Valdez

Publicado em: 24/12/2016 11:07 Atualizado em: 22/12/2016 19:14

Novidades no mercado literário são opção para quem quer se organizar no ano novo. Foto: Wikimedia Commons/Reprodução
Novidades no mercado literário são opção para quem quer se organizar no ano novo. Foto: Wikimedia Commons/Reprodução

Quanta coisa pode se modificar ao longo de 12 meses? Somente em um dia é possível viver tantas experiências diferentes que durante todo um ano as possibilidades são as mais diversas. Mudanças de opiniões, desejos realizados ou mesmo metas que precisam ser ajustadas. Para ajudar as pessoas a se lembrar de tudo que ocorreu ou organizar os planos futuros, vários livros começaram a surgir no mercado. Os exemplares interativos são uma maneira de começar o ano novo se conhecendo melhor e com a estante renovada.

Existem opções de livros para estabelecer metas, em que é possível fazer diversas listas, de filmes para assistir a lugares que se quer conhecer. Há também opções para treinar a criatividade no ano novo e outras que te ajudam a refletir sobre si mesmo, percebendo as mudanças que podem ocorrer ao longo dos anos. 

Dicas para realizar suas metas

Não crie planos mirabolantes 
Planejar é uma fonte de motivação, contudo os objetivos listados devem ser de alcance simples e gradativo. "Quando as pessoas estabelecem metas longínquas ou abrangentes demais, elas acabam não conseguindo cumprir com o planejado e isso pode gerar frustração. O ideal é construir os objetivos por meio de degraus", é o que explica o psicólogo Ramon Soares.

Visualize seus objetivos diariamente
Utilizar livros, fazer um quadro ou mesmo anotar suas metas no calendário do celular fazem que se tenha um contato mais diário com os planos propostos. Isso evita que as promessas acabem esquecidas ao longo do ano.

Delimite um período de tempo
A dica do psicólogo Ramon é traçar datas para cada objetivo proposto. De acordo com ele, quando algo tem uma data de início e fim, se torna mais fácil cumprir o planejado.

Confira a seguir algumas opções de livros que podem te ajudar a começar 2017 com o pé direito:

Exemplares interativos estimulam a criatividade do leitor. Foto: Editora Intrínseca/Divulgação e Editora Verus/Divulgação
Exemplares interativos estimulam a criatividade do leitor. Foto: Editora Intrínseca/Divulgação e Editora Verus/Divulgação


A agenda antiplanos
(Intrínseca, 2016)
Idealizado por Keri Smith, a ideia do livro é ser uma mistura de agenda e diário. Com propostas variadas, o exemplar incentiva a pessoa expressar pensamentos e objetivos de maneira fluída.

Outra página de cada vez (Paralela, 2016)
Reúne propostas diárias, de brincadeira a questionamentos, que visam trazer ludicidade ao cotidiano do leitor. Esse é o segundo exemplar escrito pelo designer norte-americano Adam J. Kurtz.

Uma pergunta por dia (Intrínseca, 2015)
Aqui a ideia não é listar metas, mas responder a diferentes perguntas, uma vez por dia durante 5 anos. A ideia é ser um livro de lembranças e fazer a pessoa refletir sobre as mudanças pelas quais passou durante esse tempo.

Livros de marcar livros (Verus, 2015)
Listas para amantes de literatura. São diversas propostas dentro do exemplar, incluindo desejos para o ano novo, eventos literários que acontecem no Brasil, desafios e vencedores de prêmios.

Listografia (Intrínseca, 2014)
Para quem gosta de fazer metas ou relembrar momentos, esse exemplar apresenta diversos tipos de listas: filmes, locais para conhecer, momentos engraçados vividos durante o ano ou relatos de sonhos podem ser preenchidos.

Eu+você: nós, um livro para preencher junto
(Benvirá, 2014)
Esse livro é para ser lido a dois. Pode ser com familiares, amigos ou namorados. A ideia  trazer brincadeiras e questionamentos e criar lembranças em conjunto.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL